terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Heróis esquecidos - Homem Rádio (Air wave)


Air Wave (Onda de Ar) Homem-Rádio, no Brasil foi um herói secundário da DC Comics que teve muitos fans em nosso país. Era conhecido como "O Mago de Telegrafia sem fios" e "O Mágico do Rádio". Estreou na Detetive Comics #60, de fevereiro de 1942.
A primeira versão durou até a edição #137, de julho de 1948.
Escritor: José Samachson (criador?). Arte: George Roussos e Harris Levis.

http://mikegrost.com/airwave.htm






Larry Jordan, o Homem-Rádio original

O oficial de justiça Lawrence 'Larry' Jordan acabara de se formar na escola de Direito e tinha sido estagiário do the Brooklyn District Attorney. Testemunhando o recrudescimento do crime, decide se tornar um combatente uniformizado, Valendo-se de seus conhecimentos de rádio e eletrônica e usando a tecnologia mais moderna (da época) cria os equipamentos:

1) Capacete equipado com rádio que lhe permite sintonizar a faixa policial e captar conversas telefônicas.
2) ) Patins especiais que lhes possibilita deslocar-se sobre os fios de linha telefônica;
3) Seus numerosos inventos se sucedem no decorrer das histórias. Numa delas, inventa um robô que lhe substituiu no decorrer de algumas aventuras.


George Roussos, um dos desenhistas mais frequentes do herói, costumava fazer experiências com cores.







Estática (Static) é o nome de seu papagaio de estimação e companheiro de aventuras que habitualmente lhe ajuda na luta contra o crime. Seu criador, para propósitos de narrativa, lhe deu alguém com quem ele pode conversar e prover informações extras para o leitor. Papagaios de heróis, com propósitos semelhantes, serviram a Madame Fatal (A Dama Fatal,) da Quality Comics, e a Twilight (Crepúsculo), da Hillman Comics, entre outros. As atividades do Homem-Rádio eram tão notáveis que Franklin Roosevelt, o Presidente dos EE. UU. lhe pediu para que ingressasse no All-Star Squadron. Nos EE. UU. as suas histórias foram publicadas na revista Detective Comics e outras, e no Brasil em O Lobinho e o Superman da EBAL de Aizen.


Em 1948, Larry Jordan aposenta-se como Homem-Rádio e casa-se com Helen Jordan. Da união nasce Harold (Hal) Jordan que continua as pesquisas do pai com as ondas de rádio.



Harris foi outro desenhista habitual do Homem-Rádio original.
















A DC Comics Presents #40, mostrou o assassinato de Larry por Joe Parsons, um bandido que ele tinha processado na condição de advogado de distrito. Condenado, Parsons fugiu da prisão e foi se vingar de Larry; arrombou a sua residência e o matou. Na ocasião, o uniforme de Larry apresentou um defeito deixando-o vulnerável; morreu, atingido no tórax por uma bala de espingarda. [1] Depois de sua morte Helen Jordan, vestiu a roupa de Homem-Rádio, capturou o assassino e o devolveu à justiça. Após isso, nunca mais voltou a usar o uniforme. Quando o filho Hal ingressou na escola secundária, Helen lhe enviou a Dallas para morar com os primos. Depois, sucumbiu lentamente a uma enfermidade mental (Alzheimer?).


Harold Jordan - Homem-Rádio III

Arte por Dick Giordano e Alex Saviuk. ]



Homem Rádio III

Na cronologia, o Homem-Rádio II corresponde ao primeiro Homem-Rádio com o uniforme original modificado. Irei falar, no seguimento, sobre a versão III.
Ainda jovem, Harold empenhou-se em descobrir uma forma de transmudar a força em energia. Após o assassinato de Larry, decidiu seguir a carreira do pai. Começou modificando o capacete tornando-o mais moderno e eficaz e começou a treinar regulamente para dominar os seus poderes. Eventualmente, envergou o uniforme original do Homem Rádio ate ter o seu próprio


.






Clique abaixo para ler, na íntegra, uma HQ colorida do Homem-Rádio.

clique aqui


Capa da revista do Lanterna Verde, 100 com o Homem-Rádio III compondo o grupo de heróis.








Homem Rádio III foi também personagem complementar da revista do Lanterna Verde, mas não aparecia em todas as edições. Os coadjuvantes Arqueiro Verde e Canário Negro, esmeraram-se para mostrar ao jovem Harold como deve ser um super-herói. (Vol de Lanterna verde. 2 #100) começando em Action Comics #488, Hal foi apareceu em aventuras solo. Quando começou a atuar em aventuras solo, revelou-se que era primo de Hal Jordan (o Lanterna Verde). Durante um par de anos, apareceu em histórias secundárias da Action Comics (sua presença era sinalizada na capa por um pequena chamada), alternando com as aventuras do Homem-Átomo. Em algum momento, foi capaz de controlar a transmutação de energia sem utilizar o equipamento do pai. [2]


Referências

1. Beatty, Scott (2008), Onda de " Ar eu ", em Dougall, Alastair, A DC Cômicos Enciclopédia, Londres,: Dorling Kindersley, pp. 9, ISBN 0-7566-4119-5,
2. Jimenez, Phil (2008), Onda de " Wir II ", em Dougall, Alastair, A DC Cômicos Enciclopédia, Londres,: Dorling Kindersley, pp. 9, ISBN 0-7566-4119-5,

http://en.wikipedia.org/wiki/Air_Wave

Nenhum comentário:

Postar um comentário