sábado, 14 de março de 2009

FICHAS DE HERÓIS E SUPER-HERÓIS DOS QUADRINHOS





A PARTIR DESTA DATA (14.02.2009)ESTAREMOS PUBLICANDO REGULARMENTE FICHAS RESUMIDAS DE HERÓIS E SUPER-HERÓIS DOS GIBIS DA IDADE DE OURO (1930-1960) CITANDO, QUANDO POSSÍVEL, ROTEIRISTA E ARTISTAS DO TRAÇO. INICIAMOS COM O AGENTE SECRETO X, CRIAÇÃO DO GENIAL WILL EISNER. PROPICIARÁ AO LEITOR MAIS VELHO RECORDAR SUAS INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E AO MAIS NOVO APRENDER MAIS SOBRE A IDADE DE OURO DOS QUADRINHOS.





1. ESPIONAGEM, estrelando o Agente X (melhor dizendo O ÀS NEGRO), criação de Will Eisner. Estreou na SMASH COMICS No. 1 de agosto de 1939.
2. Desenhistas: Eisner reinou absoluto, com o pseudônimo de WILL ERWIN, como roteirista e artista das histórias a partir da SMASH COMICS 1 até o número 36, de outubro de 1942.
3. Após o No. 36 (outubro de 1942) entregou a tarefa para BERNARD SACHS que desenhou o personagem até 1944.
4. 1944: vários artistas se incumbiram de desenhá-lo, agora com o título de Agente X. Citamos: DON RICO, BILL QUACKENBUSH, DAN ZOLNEROWICH, entre outros. Alguns permaneceram anônimos, inclusive em duas histórias que me pareceram ter sido desenhadas por um WILL EISNER mais amadurecido. Só não consegui entender porque não assinou. (Queiroz)


No Smash Comics No. 6, edição de janeiro de 1940, Batu explica porque o Agente X usa o monóculo considerado, na época, um artefato efeminado (fresco, na linguagem atual), considerado incompatível com as funções de um agente secreto. Haja preconceito!

LEMBRE-SE DE CLICAR NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR.

Um comentário:

  1. Cara, adorei teu site.
    Ele deve ser uma referêmcia a todos os adoradores de história em quadrinhos.
    Vou adicionar o teu banner lá no Komikerbr.

    Sds.

    Komiker Master

    ResponderExcluir