terça-feira, 24 de maio de 2011

RECOMEÇANDO


O SONHO NÃO ACABOU
Conforme o prometido, estou reiniciando as atividades de nosso Blog. Não esperem regularidade, mas, sempre que possível, estarei postando artigos, resenhas, comentários, notícias sobre a Primeira Idade de Ouro dos quadrinhos juntamente com arquivos de HQs, para download. Hoje, postei aqui uma história de dois heróis criados para enfrentar os nazi-fascistas durante a 2 a. Guerra Mundial. Refiro-me ao ComandoYank e ao Águia Fantasma atuando juntos na mesma aventura, numa época em que isto era incomum.

VIAJANDO PELOS TRILHOS DA SAUDADE

Éramos uma criança e um adulto, eu e meu pai, passeando de bonde numa radiante manhã de domingo em Salvador, BA. Andar de bonde significava não ter pressa. Fazia-se uma viagem lenta, deliciosa, tranquila onde havia tempo para tudo.
Completando a "paisagem" lá estavam
o motorneiro, o cobrador e os demais ilustres passageiros...

Colados nas paredes os indefectíveis "reclames comerciais"; dentre eles o mais famoso de todos os tempos:"Veja ilustre passageiro, o belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado"... e mais outros, muitos outros de - cera Parquetina, gordura de côco Dunorte, talco Regina, arroz Brejeiro, sabonetes Dorly, Eucalol, Vale Quanto Pesa, fogãozinho Jacaré, perfume Cashmere Bouquet, regulador Xavier, para a saúde da mulher, número 1, excesso, número 2, escassez (na época, ignorava os significados de excesso e de escassez).

Tudo era novo e excitante para os olhos de uma criança imberbe, mas o que mais me interessava naquele momento era ler, com sofreguidão, O Guri, 131, de novembro de 1945, revista em quadrinhos da editora O Cruzeiro, de Assis Chateaubriand.

Na capa, dois heróis guerreiros (Comando Yank e Águia Fantasma) prometiam aventuras mirabolantes contra o nazismo. Lendo o miolo "viajava" junto com eles vivendo passo-a-passo cada incursão, cada luta, cada vitória, numa leitura ingênua do bem contra o mal. Posteriormente, sempre que me lembrava da história, também me lembrava de Yank e de sua máscara azul socando os nazistas.

Sempre desejei publicar, à cores, esta HQ com a minha tradução. Finalmente consegui. É um presente do PORTAL para você, leitor amigo. Vale a pena ler (ou reler) e comentar. José Pinto de Queiroz Filho.

Nota: Sérgio Knijinik

Baixar HQ aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário