sábado, 8 de outubro de 2011

CORREIO DO PORTAL




No endereço http://www.bigorna.net/index.php?secao=entrevistas&id=1306114086, no momento, abandonado, mas felizmente ainda não desativado por  seu editor, encontra-se a entrevista (a última do  site) que concedi ao amigo Márcio Baraldi. Dela, destaquei o tópico que se segue:


9 - Você formou uma turma de fanzineiros de sua geração que foi muito alegre e unida, com o Jorge Barwinkel, o Oscar Kern (ambos já falecidos), o Jose Magnago, o Valdir Dâmaso e outros. Como é, ou era, esse intercâmbio entre vocês? E qual a importância do movimento dos fanzines para a (contra) cultura brasileira?


Na verdade não formei a turma, mas venho participando do grupo dos chamados “dinossauros dos quadrinhos” (risos). E com muita satisfação. Desde que ingressei no mundo dos fanzines, tive a oportunidade de conhecer pessoas que nunca conheceria se não fossem eles. Para ser sincero, conto nos dedos os fanzineiros que conheci pessoalmente, um conhecimento, diga-se de passagem, altamente gratificante. Significa que conheci e aprendi a gostar dessas pessoas não pela aparência ou presença física, mas por suas mentes e emoções. Se as tivesse encontrado na rua, talvez nem as olhasse pela segunda vez. E isto seria muito triste. Encontrei no mundo dos fanzines pessoas que realmente tocaram a minha sensibilidade de múltiplas formas, e me tornaram melhor do que era antes. Por isso, enquanto viver conservarei dentro de mim as lembranças de Jorge Barwinkel, Umberto Losso, Valdir Dâmaso (estes são alguns dos que conheci pessoalmente), Anibal Barros Cassal, José Magnago, Oscar Kern, Carlos Modesto, Divino Rodrigues, você, amigo Baraldi, e muitos, muitos outros. Na verdade, aprendi com todos vocês a cultivar uma interação sincera, desinteressada e saudavelmente amigável. A nossa amizade é tão autêntica e intensa que quando um de nós se vai, fico menor e mais vazio.


O trecho acima é a primeira tentativa de aproximar este blog do PORTAL de papel cuja publicação, por enquanto, está suspensa. Com este objetivo em mente, publicarei a correspondência dos “dinossauros” buscando disponibilizar o saber sobre temas vários (política, doenças pessoais, física quântica, carta didática), e os conhecimentos específicos da odisséia dos gibis de outrora, incluindo as particularidades de seus roteiristas, desenhistas e personagens. Espero que você, amigo leitor, goste do conteúdo e usufrua da sabedoria que a sua leitura lhe irá proporcionar. (Queiroz)


Olá, Queiroz! 
Em primeiro lugar, meus votos de Feliz Natal e um ótimo Ano Novo de 2011 para você e os seus! 
Aproveito para perguntar sobre números do PORTAL Zine a partir do 73 (74-77), pois não recebi nenhum deles, e nem um Almanaque para 2011 (se é que houve/haverá um, que não incluso na numeração ‘normal’); o último que recebi foi o PZ Nº 73, em julho deste ano (além do reenvio do Almanaque/PZ 71, também nessa data, por não ter recebido o 1º envio — mas o pagamento do mesmo esteve incluso nos R$200, junto com a assinatura para os 74-77). Não é ‘cobrança’ (sei que muitas coisas podem motivar a demora), é mais para verificar se não houve um novo extravio (e, neste caso, pedir o reenvio, debitando ao meu saldo, com registro). Só por segurança, reitero que meu endereço de correspondência continua sendo: Alexandre Yudenitsch,  Caixa Postal 613, São Paulo, SP, 01031-970. 
Por último, estou enviando cópia desta mensagem para seu endereço de e-mail antigo, só para ver se ele continua válido; há algum outro que você indicaria, para mantermos contato? a) Alexandre Yudenitsch
  
Em 25 dez 10 12:12, José Pinto de Queiroz Filho escreveu: Os PORTAIS estão prontos, mas somente no computador. Motivo: as 03 (três) impressoras HP pararam de funcionar - uma com apenas três meses de uso, ainda na garantia. Tentei consertá-las, mas até agora sem sucesso. Então decidi comprar uma nova e estou aguardando a sua entrega para imprimir as duas edições deste ano de 2010. Quando acontecer, o amigo será o primeiro a recebê-las. Por fazer, se puder, avise aos demais leitores do PORTAL que você conheça. 
Até já aventaram as possibilidades: 1) de eu ter desistido de publicar o PORTAl; 2) e simplesmente de eu já ter falecido.


Puxa! Isto é um acúmulo de azar (mas ainda não o cúmulo do azar, felizmente)... Lembro-me que você já tinha tido problemas com impressoras antes (mas teria de encontrar e ‘desencavar’ os números antigos do PZ para ver os detalhes, então fico nesta descrição genérica, mesmo); e agora, 3 impressoras (de jato de tinta?) da HP de uma vez? 
 
Haja arruda!  
Tenho uma HP PSC-1510, mas raramente a uso (tão raramente que os cartuchos de tinta tendem a dar problema, por ressecamento, quando afinal tento usá-la), pois uma velha laser (p&b) Xerox 4510 atende a 99% das minhas necessidades de impressão, de forma rápida, eficiente — e barata (o cartucho com toner é caro, mas imprime milhares e milhares de folhas). Não gostei muito do ‘estilo’ da HP (quer ‘tomar conta’ de tudo, não funciona a função scanner — mas tenho um Genius HR-7 que me atende bem, então não faz mal — dá problema se não a usar sempre, etc.); só a peguei por ser uma oferta usando ‘pontos’ do cartão de crédito, e agora pretendo usar as duas impressoras por mais um tempo, e passar para uma laser colorida quando elas ficarem razoavelmente baratas (creio que estão chegando lá, aos poucos).
 
Boa sorte com a nova impressora (sei que cada uma é diferente, então tem também a ‘curva de aprendizado’, com muitas tentativas e erros, e perdas de materiais e tempo), mas imagino que até recebê-la nesta época do ano deve demorar mais que o normal, e a impressão também levará certo tempo, também superior ao normal pelo motivo acima — então, creio que ainda deverá demorar algum tempo até conseguir ter as edições impressas; mas, o jeito é ter paciência! Por favor, siga o seu sistema de distribuição normal (provavelmente, irá mandar as 2 edições em um só envelope?): Não tenho nenhuma pressa especial, só perguntei devido aos problemas com a entrega que tivemos neste ano. 


Por falar nisso, como deve ter os endereços dos leitores no computador (com ‘back-ups’, claro), não facilitaria o trabalho de envio imprimi-los em folhas comuns de papel (ou de etiquetas, mas isso não é necessário), 6 ou 8 em 2 colunas por página, e colar essas ‘etiquetas’ nos envelopes?
  
Fazendo este ‘modelo’ uma vez, fica fácil usá-lo nas remessas seguintes, e as chances de erros por transcrição ou omissão diminuem bastante. 
Se for mandar 2 edições juntas, o registro ficaria (proporcionalmente) menor, e aí talvez compensasse usá-lo, neste caso; da minha parte, estaria disposto a pagar este pouco a mais (posso enviar o valor depois?), para aumentar a segurança (e, infelizmente, aumentar o tempo de entrega). Uma vantagem adicional é que, se você informar o ‘nº de registro’, cada um poderá rastrear a entrega pela ECT...
  
Não imaginei que já estivessem circulando boatos sobre o falecimento, do PORTAL ou o seu, devido ao não-envio até agora, mas isso não é de estranhar, devido a outros eventos deste tipo em tempos recentes, principalmente o GJ do JBar. Como não acompanho os ‘sites’ de notícias sobre quadrinhos, não sabia disso, e não recebi, desta vez, nenhuma pergunta sobre o PZ, vinda de ninguém. Posso divulgar as informações que você acaba de me passar para o José Simões e o Ruy Furst (não uso e-mail com o Valdir, o Magnago e o Lio, e acabei de enviar cartas para eles nesta semana); mas, porque você mesmo não faz isso, através de uma ‘circular’? Antes de lhe escrever, tentei olhar no seu blog, e vi que o endereço não estava mais ativo (não sei desde quando); mas presumo que tenha os e-mails da boa parte dos leitores do PZ, e vejo que está podendo receber e enviar e-mails...
 
Um último detalhe: estou enviando cópia desta mensagem para seu endereço de e-mail antigo, só para ver se ele continua válido; há algum outro que você indicaria, para mantermos contato? E vi que a mensagem foi recebida em ambos; devo deduzir que prefere que use apenas o endereço deste e-mail, no futuro? Alexandre Yudenitsch


Em 30 de dezembro de 2010 17:12, José Pinto de Queiroz Filho escreveu:
 
Amigo Osny
Consumou-se a Era Lula, como presidente do Brasil. No meu entender, uma avaliação de seu governo feita por analista brasileiro, só, no futuro, poderá ser justa e pertinente,  porque distanciada pelo tempo normalizador. No presente, ainda não, pois as opiniões continuam contaminadas pelos preconceitos locais, regionais, nacionais e interesses e necessidades políticos/corporativistas de hoje.


Entretanto, é sempre bem-vindo os comentários de um especialista de outro país pelo maior distanciamento e grau de isenção. Sendo assim, estou enviando, anexo, para a sua análise, os comentários de um brasilianista londrino. Vale a pena ser lido por todos, desde os responsáveis por (agora) 87% de avaliação positiva do governo até os que não leram, os que leram, mas não tiveram tempo de refletir à respeito e, finalmente, os constituintes do ínfimo percentual de críticos recalcitrantes. Aproveito para lhe desejar um Feliz Ano Novo, extensivos aos entes queridos. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho
 
Prezado Queiroz.  
Em Física Quântica aprendemos que todo e qualquer processo ou sistema possui a sua própria inteligibilidade ou a sua verdade, e isso é o seu Em-Si, constituindo-se na sua forma ou essência, na linguagem aristotélica. Portanto, a verdade de um sistema ou processo é atemporal, pois é intrinsecamente quântica e holística. Ademais, toda verdade é histórica.
  
Daí a necessidade incontestável de concordarmos com o seu ponto de vista, ao propor que é preciso tempo para a lúcida avaliação do governo Lula, pois só no tempo os tais resíduos preconceituosos - que eu também acho que existem - poderão ser removidos.  Obrigado pelo artigo. Desejo-te um Feliz Ano Novo extensível à esposa e familiares. Osny Ramos 


 Amigo Queiroz.  
Para a minha alegria, hoje pela manhã chegou o Portal 74, cuja demora eu havia te informado em nossa conversa de ontem. O Portal está excelente. Em breve farei alguns comentários. Um forte abraço. Osny Ramos  


  ...quanto ao portal, vou perguntar pra ele agora. vou ligar (referindo-se a seu pai, Magnago). Ele recebeu sim. na sexta feira, está lendo neste momento. e pediu pra falar com vc q ele esta adorandooooooo muito, bom mesmoooooo. Quando eu chegar em casa vou ver também.  Bom, obrigada pelo seu contato. beijosssssssss Drica (Adriana Matavel Magnago, filha de José Magnago). 


Lancelott Bartolomeu Martins - - http://hqquadrinhos.blogspot.com - publicou no seu Mural. Lancelott escreveu: 
Grande Queiroz! Você é um menestrel criador de memórias! É muito gratificante rever, reler seu Fanzine, feito com esmero e dedicação... Sou lhe grato pela remessa. Um grande abraço! Lance”
    
Lancelott escreveu: 
Grande Queiroz, um dos mais profícuos fanzineiros deste Brasil, nos moldes clássicos... Fico grato pela remessa do Portal Zine... Outra maravilhosa viagem no tempo que você compartilha com os amigos e eu fico agradecido... Vou escanear e vou colocar no HQ Quadrinhos e te transferir o link para você disponibilizar no teu blog. Abraços!”
   
Amigo Queiroz,  
A cada exemplar de seu fanzine, as memórias do que se viveu num passado não distante, retorna e trás à presença, lembranças dos tempos de criança, adolescente, etc., Quando se folheia um zine como o seu, quase sinto o cheiro daqueles papéis amarelados e da tinta forte da impressão... Então, na verdade, seu trabalho nos permite esta viagem maravilhosa. 


Eu agradeço por me permitir este inside, como uma chave dos comics (KIMOTA, SHAZAM), e nos transforma ou nos faz voltar no tempo... Sabe o que isto significa? Significa presenciar que se viveu... Significa perceber o tempo em nossa face... E que legal - que estamos vivos! Um simples fanzine, que alguém pode achar, que seja apenas uma brincadeira de adultos que se acham crianças (!?) – menos verdade! É como uma terapia, em doses periódicas, para a memória e que nos possibilita uma porta para muitos outros sentimentos...
  
Eu, seu fiel admirador, sou-lhe grato por ser um dos que recebe sua bela publicação - então eu digo - O B R I G A D O!! 
 
Bem falando do zine, vi que nosso amigo em comum Sr. IVENS DE LIMA ainda está na área e, quero aproveitar este e-mail, que vai estar na Seção de Cartas, para agradecer a ele o envio de uma cópia do GURI #68 , amigo que fiz aqui, através desta seção... Pena que nunca mais tenha respondido aos meus e-mails...
  
Nesta edição Queiroz, aquela sua abordagem sobre o “canibalismo” humano é de uma verdade cruel. E, o fecho com a aventura de Bob Toomey/José Ortiz - O Caso Fianchetto, foi surpreendente, até para reflexão... Fiquei maravilhado em rever o Cavaleiro Negro e Black Hood e fico na expectativa do Almanaque do Portal de Natal 2010...
  
Ah, estou escaneando o Portal#74 para download no meu blog HQ Quadrinhos e depois te passo o link para você também o fazer no seu, OK?
  
Lancelott  - http://hqquadrinhos.blogspot.com - Quem sabe o mal que se esconde nos corações humanos...
 
Trecho do debate dos Bengalas Boys sobre o PORTAL Zine de papel


Wilde Portella escreveu: Perfeito. Não vi nem li. Mas pela capa já sinto o cheirim de gibi. Como o Cavaleiro Negro era um dos meus preferidos...10!”
   
José Simões Filho: PORTAL ZINE editada pelo grande José Queiroz constitui uma das alegrias de nós, meninos com mais de 70 anos, quando a recebemos. 


O que posso dizer? Que me sinto muito feliz por ter o privilégio de participar dessa maravilhosa e insubstituível confraria de admiradores dos gibis da primeira Idade de Ouro. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho
   
José Simões Filho: Wilde, assina o PORTAL ZINE, você irá gostar e recomendar aos amigos.
   
Wilde Portella: Entretenimento? 40 reais??  Eu sei disso Simões...Mas o meu problema, pra variar é grana curta. 


Lancelott Bartolomeu Martins: É um valor simbólico... Para nós, compreendemos tratar-se de uma ação entre amigos ou podemos dizer uma confraria... O preço pra nós é irrelevante... A ação. em sí não tem preço pois o que ela possibilita para quem adquire esta obra esta acima...
   
Wilde Portella: Não estou falando do valor simbólico. Não estou dizendo que a obra do Queiroz não vale RS 40,00. Acho o trabalho de Queiroz de extrema importância para quem curte HQ das antigas. Só que, para mim, com despesas postais e etc, o valor pra mim, neste momento, não é simbólico. Como vc disse uma vez Sir Almo Lancelott, cada um sabe onde o sapato tá apertando.
   
Lancelott Bartolomeu Martins: Ôpa, não vamos discutir meu amigo Wild Wild Wilde, nós somos dos Bengalas Boys... Falo apenas por nós, os loucos por estas coisas coisas antigas, que às vezes se apegam a uma memória de um tempo de criança, como falei acima, é um compartilhamento... Vai entender, este "nóis" fanzineiros...rssss!  


sebastacassio@gmail.com 
José Pinto de Queiroz Filho, bom dia! 
Passei dos 60 e lembro com saudade dos gibis publicados entre 1950 e 1970. Em l969 fiz um estágio na RGE onde conheci algumas feras do desenho: Primaggio, Gutemberg, Evaldo e muitos outros. Edmundo Rodrigues conheci na Manchete, onde me presenteou com vários, originais, entre eles a capa nº 11 do Jerônimo. Tenho muitas reproduções de gibis, inclusive do Fantasma, Romance em Quadrinhos e muitas outras. Não Interessa para você? Tenho várias duplicatas.
 
Podemos fazer permuta com suas publicações. Tenho somente um Fanzine seu. Creio que é um dos primeiros. Lembro que a capa é vermelha (capa vermelha, pode ser o livro Quadrinhos, Portal de Encantamento que publiquei em 1998). Meus gibis ficam numa chácara que tenho, que fica distante de minha casa (cerca de 7 Km). Gostaria de adquirir tudo o que você produz, mas, no momento não posso. Sou um aposentado endividado (fui avalista e levei chumbo). Vendi vários bens e continuo ainda no SPC. A situação começou em 2006. Em 2007, de tanta preocupação tive um AVC, sem sequelas. Porém até hoje meu cérebro não aceita o acontecido. Tomo remédios diariamente. Para dormir tomo .... Sem ele não durmo. Futuramente, para me livrar desse medicamento, vou ter que procurar um psiquiatra. Por hoje é só. Desabafei com alguém que conhece o problema de perto. Esta semana vou receber um pequeno livro do Paul Bruton:”Meditação para Pessoas em Crise”. Um abraço. Sebastião Acassioi Luiz


Amigo Sebastião  
Desculpe-me, mas só hoje estou podendo responder a seu email. Pelo seu relato, entendo que o amigo, está enfrentando dificuldades, mas também está superando a sequência de situações desagradáveis que emergiram na sua vida. E isto me parece bom!. Quanto a permuta, na verdade, estou pensando em interromper a publicação do PORTAL de papel - por falta de tempo e dificuldades crescentes para imprimi-lo - e substituí-lo pelo formato digital. Quando o fizer, o amigo poderá baixá-lo sem qualquer ônus. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho
 
Prezado Dr Queiroz
Sou colecionador de quadrinhos há cerca de 28 anos, mas infelizmente não tenho acesso as revistas originais devido ao alto valor, dessa forma estou tentando adquirir cópias dessas histórias. 

Já fiz isso com o Sr. Eduardo Cimo[i], mas ele parou de produzir réplicas. Gostaria de saber se o Sr. tem como produzir cópia dos super-heróis das décadas de 40, 50 e 60? 


Tenho interesse particular pelo Besouro Azul, podendo ser as histórias originais (em inglês) c/ o Dan Garrett (Besouro Original). Gosto também do Homem-Rádio (Airwave), Defensor, Caçador, Questão (mesmo caso do Besouro Azul, pelo Steve Ditko) e outros. 


Caso tenha como fazer esse trabalho, favor encaminhar quais super-heróis possui as histórias e qual o valor p/ as reproduções. 


Veja bem, desejo somente cópia das histórias dos super-heróis, pois, para pagar R$ 40,00 por um fanzine com somente uma história de meu interesse, fica mais em conta comprar as edições compiladas norte-americanas.  Aguardo resposta. Att. Silas G. Magalhães. Skype: Silas.G.Magalhaes 


Amigo Silas  
Não, não disponho de réplicas de gibis para vender. A respeito de Eduardo Cimó, que era cirurgião/dentista, faleceu já há alguns anos. Sobre o PORTAL não farei comentários. Se o amigo quiser pergunte a seus leitores por que compram o fanzine por R$40,00. Entretanto, tenho uma solução para lhe oferecer. Basta acessar os sites especializados de quadrinhos da internet e terá a opção de baixar numerosas revistas dos anos 40, 50, 60, sem qualquer custo. Como amostra, vou dar dois endereços que acredito preencherão às suas necessidades de colecionador. Anote:
  
http://digitalcomicmuseum.com/ - http://portaldogibinostalgia.blogspot.com/ 
 
Espero tê-lo ajudado. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho  
 
Matheus Moura  
Olá Queiroz, tudo bem?  Aqui é o Matheus, do Bigorna. Amanhã vou noticiar seu lançamento! Fiquei curioso em conhecer. Qual é a tiragem que faz? Reserva um para mim, por favor! Os textos sobre vegetarianismo são seus? Abração e sucesso! Matheus 
 
Amigo Matheus  
Desculpe-me, mas só agora consegui responder a seu email. A tiragem do PORTAL é quase simbólica - 25 exemplares por edição. Infelizmente, a 74 está esgotada, mas você poderá baixá-la quando for colocada na internet no formato digital - bem que poderia ser no “nosso” site Bigorna; dou a minha permissão para fazê-lo, utilizando o exemplar do amigo comum Márcio Baraldi, logicamente se ele permitir. Sobre a segunda pergunta, sim, os textos sobre vegetarianismo são meus. Qual a sua opinião a respeito? Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho  
 
Cachoeiro, 21.02.2011 
Caro Dr. Queiroz 
Contente, recebi o PORTAL (74) que lhe deu tanto trabalho e aborrecimento, por causa de problemas com as impressoras. Ainda bem que o senhor tem muita paciência e soube controlar-se, para nos brindar, mais uma vez, com mais uma edição do PORTAL impresso (e não virtual). Como sempre, uma ótima edição: páginas coloridas, Hqs em preto-e-branco e coloridas, muitas capas nostálgicas coloridas, HQ do Cavaleiro Negro, com a origem, colorida e tradução sua, matérias, artigos, cartas, tudo como nós todos gostamos. 


Aguardamos, ansiosos, a edição de Natal. Não importa o atraso. O importante é que ela seja publicada.  
Não estou bem de saúde. Muita crise renal e vou ter que fazer cirurgia. Estou fazendo os exames necessários. Sinto muitas dores, que me impedem de trabalhar, de fazer meus fanzines, etc. E para aliviar a dor, comprimidos contra a dor e ficar deitado quase que o tempo todo, o que não é bom para a minha saúde em geral.
 
Depositei... conforme xerox do recibo. 
Espero que de agora em diante, o amigo não tenha mais problemas com as impressoras. Abraços do Magnago. 
 
Pelotas, 16.02.2011 
Prezado amigo José Pinto de Queiroz Filho 
Comunico-lhe que recebi o exemplar no. 74 do PORTAL Zine, jul-ago-set 2010. Postado em primeiro de fevereiro do corrente ano. Parece que os problemas atingiram-no na passagem do ano. 


Eu tive muito envolvido com o meu irmão que teve complicações com cálculo na vesícula, agravando seu estado de saúde desde novembro (dependia de data para cirurgia pelo SUS), só conseguindo fazer essa cirurgia em 11 de janeiro. Teve uma perfuração no duodeno que o levou a uma segunda cirurgia, no dia seguinte. Resultado: teve de ficar na UTI, tratando de uma peritonite e fístulas. De regular, passou a grave o seu estado de saúde, vindo a falecer no dia 25 do mesmo mês. Como era o único irmão que eu tinha, fiquei bastante abalado e até parei de organizar o meu fanzine. que já estava com algumas matérias prontas. (Aceite os meus sinceros pêsames!) Vamos então, comentar o PORTAL 74:  


Na página 2, explanas todos os problemas que tivestes com suas impressoras. Mas, sua revista saiu, ainda que com bastante atraso. Infelizmente, seu slogan de que "Natal sem Portal não é Natal" se justificou, pois não tivemos no Natal a edição no. 75 do PORTAL natalino e eu até pensei que o seu slogan iria se aplicar para "carnaval sem Portal, não é carnaval" e mesmo o carnaval tardio deste ano já passou e o PORTAL natalino ainda não me chegou em mãos. Provavelmente continuas com os problemas funcionais de suas impressoras.
   
Mas, voltando ao PORTAL, no. 74, esta edição a meu ver, não ficou nada inferior às suas edições anteriores. Muito bom o seu artigo sobre o Homo Sapiens e a HQ de ficção-científica do Caso Fianchetto é bastante impressionante: seres humanos como prato preferido de alienígenas.  Gostei da HQ colorida do Titan (The Black Hood) e segues recheando a revista, com bastante capas coloridas das precursoras GIBI e GLOBO JUVENIL trisemanais, além das capas belísimas que a La Selva nos oferecia com os mestres Miguel Penteado e Jaime Cortez (in John Wayne). 
 
Pena não teres conseguido uma HQ inédita do Cavaleiro Negro, pois esta da origem do famoso mascarado negro já é bem conhecida. (A HQ en preto-e-branco, sim, mas não à cores e com a minha tradução)... Uma ótima lembrança do passado mediúnico do Chico Xavier, aqui, numa homenagem sua a Umberto Losso e ao Jorge Barwinkel. Complementas a revista, com a seção de cartas, com a opinião dos amigos apreciadores do seu notável trabalho de divulgação dos quadrinhos do passado e do presente.  Aguardemos, portanto, a edição anunciada nos rodapés, em várias páginas e na contracapa. Que 2011 nos traga melhores notícias, menos doenças, menos enchentes, terremotos e tsunamis, acidentes e mortes nas rodovias e menos corrupção de nossos políticos, tão bem aquinhoados em seus vencimentos! Um grande abraço do amigo Cláudio S. Dilli.
 
Queiroz: você tem notícias dos seguintes colecionadores? 1) Moacir Maia Filho. 2) Claudio Caltabiano. 3) Luis Antonio Sampaio. 4) Adirson Tavares Pais. 5) Edson Rontani Filho. 6) Flávio Santoro. 7) Iapuêne José Melo Lula. 8) José Simões Filho. 9) Edson Carvalho. 10) Osny Ramos. 11) José Eduardo Cimó. A maioria destes não respondeu às minhas cartas. Endereços trocados, falecidos ou não tem mais interesse em quadrinhos? Por intermédio de Alexandre Casacurta soube que o colecionador Gilbrail Wolf, de Porto Alegre, faleceu. Ele tinha acervo famoso de revistas antigas, assim como o Cléo Severino de Jaguarão. Dilli Alguém pode confirmar, por favor, se  Gilbrail Wolf faleceu realmente? (Queiroz)


São Paulo, 08.03.2011 
Prezado Dr. Queiroz 
Recebi o PORTAL no. 74 (jul-ago-set- de 2010). Grato pela remessa. Ciente das dificuldades inerentes a cada edição, quando as máquinas "modernas" lamentavelmente falham na hora do prelo, felizmente o amigo conseguiu levar a cabo a sua sacerdotal missão para deleite de seus fiéis leitores. Parabéns! 


Carne - massacre: o pseudo homo sapiens ainda não se deu conta que os vermes herdarão a terra. Oportuna a sua abordagem sobre o tema. Choca, é verdade, mas serve de alerta para todos os bárbaros comensais de fins de semana. Os churrasqueiros e convidados nunca fitaram a candura e o olhar penitente dos animais ainda vivos e pré-selecionados ao sacrifício. 
 
Ditos homens crescidos e seus aprendizes jamais captaram o silencioso pedido de misericórdia estampado nos olhos das "vítimas"; não me mate! Sou seu amigo e servo! Pode contar comigo nas horas difícieis. (para ilustrar vide recorte anexo). 


Túnel do tempo: capas maravilhosas que por si nos confortam e nos faz amar ainda mais os melhores momentos de nossas primeiras leituras. GRADUS PRIMUS. 
 
Por favor, obtenha junto ao amigo Ivens muitas capas eletrizantes do Gibi e Globo Juvenil trisemanais. Inesquecíveis e abundantes, milhares até. 


Cavaleiro Negro: excelente a história da origem do grande campeão de vendas no Brasil. A sua estréia (1949), comprei na banca em branco e preto. Foi fulgurosa e, agora em cores, é edição histórica. Como esquecer Dr. Robledo, Jim, Maria e Bob Latrop? É Satã, almanaques e adaptações de cover? Premiadíssima a arte e a criação de Syd Shores e John Severin. 


Grandes Heróis esquecidos: notei e compreendo a ausência deles. Com certeza estarão presentes nos próximos PORTAIS em aventuras nostálgicas e ainda impactantes. 


Um Sorveteiro em Apuros (The Good Humor Man). Dias desses, limpando a poeira do baú da saudade, revi entre outros tantos o cartaz do filme com o versátil autor Jack Carson. Shazam!, veio à tona a figura carismática do Capitão Marvel, o Cinema Nacional da Lapa lotado e lá estávamos na matinê. Através do post (revi) o filme e lembro que li na época o Almanaque de Shazam onde o herói, como na tela, contracena com os meninos membros do seu fã clube. A senha era LEVRAM OUATIPAC com direito a ostentar a capa do herói de vermelho. Grande sucesso na época. 


Além do sorveteiro Carson o filme contém, entre outros artistas, as seguintes particularidades, a saber: o Superman George Reeves, é o vilão. David Sharpe, que dublava o Capitão Marvel (Tom Tyler); Richard Egan, também era da quadrilha. Lola Albright, era a mocinha que depois se tornou grande estrela. Jean Wallace, era a vamp que após o casamento com Cornel Wilde também atuou em grandes filmes. Pois é Dr. Queiroz, salvo lapso de memória, não sei se o PORTAL já editou ou comentou a citada aventura. Apreciaria muitíssimo a gentileza de pautar este meu pedido. Creio que muito de seus leitores e ainda fãs do Capítão Marvel gostariam de ler ou rever a magnífica e sui generis performance do herói atuando nos sets de filmagem. Agora com a facilidade da internet digitalizada, seria um presente para todos nós ler e guardar em cores, um Sorveteiro em Apuros, estrelando o Capitão Marvel com tradução para o português. As HQs publicadas no PORTAL estão também no baú da saudade. Forever! Atenciosamente, Clóvis 


PS - Será que existe outro leitor que ainda usa papel e caneta? Desculpe sou monógrafo, com o computador do filho ao meu lado...(Existem, sim, amigo Clóvis, mas estão em franca e gradual extinção. rs.rs.rs) 


Meu prezadíssimo Queiroz,  
O Portal 74 está uma beleza! Ponto alto na segunda parte da matéria sobre os mágicos dos quadrinhos, na história do Cavaleiro Negro e na seção “Biografia”, com Brick Bradford, que o Gibi batizou de Dick James. Acho que os pequenos defeitos de impressão não podem ser levados em conta ante a qualidade do material apresentado pelo fanzine. Fiz a reserva do Portal de Natal 2010, no valor de R$ 45,00 (Para recebê-lo com registro postal), no dia 29 de março em sua conta do Itaú e peço a gentileza de enviá-lo para minha caixa postal 2125, na agência Gonzaga, CEP 11060-970. 



Aquela foto do meu casamento colorida eu não tinha. Ficou muito boa, gostei muito. Obrigado pela sua gentileza de publicá-la, e fico aguardando ansiosamente o Portal de Natal, que certamente está repleto de atrações para os velhos gibizeiros. Segue o Gibi nº 733, de 26/12/1943. Um grande abraço. Murilo



1.1.     [i] Eduardo Cimó, cirurgião dentista, já falecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário