quinta-feira, 1 de março de 2012

O CAMPEÃO (PATRIOT)

HEROIS E SUPER-HERÓIS GUERREIROS DOS QUADRINHOS (Parte 1)


José Pinto de Queiroz Filho

          
Capa do Gibi Mensal que publicou a primeira HQs de PATRIOT (Campeão)


Os eventos produzidos pela II Guerra Mundial foram decisivos para transformar a mídia de Quadrinhos – antes, obscura e pouco valorizada intelectualmente – num eficiente meio de comunicação de massa direcionado para a propagação e manutenção dos discursos que defendiam os princípios e os interesses dos países aliados. A cumplicidade com tais interesses deu forma e conteúdo às características das Histórias em Quadrinhos da Primeira Era de Ouro - moldando temas e personagens.

A grande repercussão no mercado editorial dos gibis norte-americanos (e do resto do mundo “livre”) gerou uma estética no imaginário popular, muito menos ligada à guerra real e muito mais respaldada nos  medos, desejos e nas fantasias dos cidadãos dos anos quarenta.

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS
Na verdade, os roteiros e os protagonistas eram o reflexo de uma necessidade histórica que se apartava dos interesses inconfessáveis das grandes nações em conflito, convertendo-se em valores universais, no dizer do filósofo iluminista Emannuel Kant.

Era como se a arte dos quadrinhos pudesse corresponder integralmente às necessidades de solidariedade, busca de justiça, de paz e do comprometimento responsável com a felicidade do próximo tão desejados por todos.

Tais princípios universais refletiam-se, às vezes com escancarado non sense (por exemplo, por que o Superman não ganhou a guerra sozinho?) que desaguava numa doce ingenuidade dos roteiristas concretizados nos pensamentos, sentimentos e ações de heróis e super-heróis. 

O OCASO DOS PERSONAGENS GUERREIROS
Lógico, com o fim da guerra tais temáticas, que eram vitais no decorrer do conflito, perderam sua legitimidade; e, como consequência, os heróis e os super-heróis “guerreiros” deixaram de ser úteis (poucos, muitos poucos sobreviveram até hoje) e por isso, foram desmobilizados sumindo no limbo do esquecimento. 

PATRIOT (O CAMPEÃO) 
Prometo escrever mais sobre os personagens guerreiros dos quadrinhos. Hoje, limitar-me-ei a discorrer sobre um personagem da Timely Comics que foi principal, secundário, desapareceu e voltou às páginas das HQs. Refiro-me ao Patriot (nome que, inclusive, nomeou um míssil norte-americano de agressão).

     Patriot numa versão mais atual

Quando criança e adolescente, tomei contato com o personagem lendo as suas histórias, primeiro no O Globo Juvenil Mensal; depois no O Guri de Assis Chateaubriand.


               Contracapa do PORTAL Zine. O colorido é meu.

ORIGENS
O primeiro The Patriot (Jeffrey Mace), foi criado pelo escritor Ray Gill e o artista Bill Everett , estreou em O Tocha Humana # 4 (Primavera de 1941). Era um repórter que se tornou um aventureiro fantasiado depois de ver o Capitão América em ação; era membro da equipe de super-heróis (os Invasores) que lutou na Segunda Guerra Mundial e dLegião da Liberdade. Foi, ainda, o terceiro Capitão América .

ORIGENS E EVOLUÇÃO DE THE PATRIOT
Durante Segunda Guerra Mundial, Jeff Mace conseguiu agrupar heróis e super-heróis num grupo que ficou  conhecido como os Legionários da Liberdade. Dentre os que atenderam a seu apelo, tivemos: Miss America, o Whizzer (Ciclone), Diamante Negro, Azul Vermelho, o Homem Magro, e Jack Frost. Todos responderam ao chamado e se tornaram a Legião de Liberdade. Também teve, um dia, uma componente de nome Mary Morgan que se transformava na Miss Patriot. 
  
Capitão América III 
Próximo do fim de Segunda Guerra Mundial, William Nasland assumiu a identidade da Capitão America que havia desaparecido. Depois da morte de Nasland, em 1946, Mace se tornou a terceira Capitão America, até se aposentar em 1949. 
 
A Morte de Jeff Mace 
Morreu ancião em uma cama de hospital em Nova Iorque. Agonizante, esperou a chegada de Steve Rogers, primeiro Capitão America, que foi ver o seu amigo pela última vez. Feliz de saber que tinha feito algo de bom no mundo e que o seu amigo continuaria a luta, o Patriota parece ter expirado em paz.


Referências:

3.  Avengers jovens # 11-12
4. Elijah Bradley perfil Marvel.com
5.  Winter Soldier: Winter Kills # 1
6.  Avengers jovens Apresenta # 1
7.   Secret Invasion # 3-7
8.  Dark Reign: Young Avengers # 2
9.  Guerra Civil # 2
10.      Exiles: Days of Then and Now
11.     Marvel: Ultimate Alliance 2 - E3 09: Villains trailer exclusivo" . GameTrailers . 2009/05/29 . Retirado 29/05/2009.




Leia, a seguir uma história a cores do Patriot que foi publicada, em PB, no O Globo Juvenil Mensal, No. 20, de agosto de 1942.



DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário