terça-feira, 27 de março de 2012

SOS - PROCURA-SE VIVO OU MORTO!


PROCURA-SE
RONALDO CORRÉIA HAENEL

                 Procuro Ronaldo

Ronaldo Corréia Haenel, foi um dos mais regulares colaboradores do PORTAL de papel. Na edição 9, de outubro de 1995, estreou com um artigo intitulado CEM ANOS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?, questionando a comemoração (em 1995, ano no qual o artigo foi escrito) dos cem prováveis anos de nascimento dos gibis. Num trabalho bem fundamentado listou os vários defensores de diversas nacionalidades (França, Itália, Japão, México e, naturalmente, o Brasil) defendendo a paternidade da origem dos gibis e contestando a pretensão dos EUA de se autopromover como os criadores dos quadrinhos afirmando que a HQ pioneira foi Yellow Kid (O Menino Amarelo). Polêmicas à parte, esta foi a primeira vez que o PORTAL de papel,  publicou páginas coloridas no miolo do fanzine – evento inédito nos fanzines do Brasil...

Capa do PORTAL 9, onde Ronaldo estreiou

Curiosamente, os desenhos eram impressos separadamente, recortados e colados individualmente, em cada exemplar. Idéia e trabalho (e quanto trabalho!) do engenhoso Mário Almeida, na época responsável pela impressão do PORTAL.



Foto colada artesanalmente, uma a uma

Entretanto, Haenel pontificou nas páginas do fanzine publicando com regularidade uma coluna que intitulei: Nem Toda Semelhança é Mera Coincidência, onde procurava demonstrar – com fotos – a semelhança física entre  atores de cinema e personagens de quadrinhos (por exemplo, Capitão Marvel de CC Beck e Fred Mac Murray).

Um dia, Haenel sumiu. Após algum tempo enviou-me uma foto, na qual portava muletas; e no verso, informava:

SP, março de 2000
Estou – e reconheço – em falta com o amigo baiano. Uma série de problemas familiares e pessoais impediu-me de contatar com o amigo, mas esta pequena amostra servirá como um reatamento. Estou certo de que sim. Envie—me suas novas, bem como Catálogo com as produções portalizadas, Ok? Grande abraço, Ronaldo Correia Haenel

Por algum tempo, esperei mais notícias; ao mesmo tempo, tentei contatar com ele por inúmeras vezes, sem sucesso... Então, pergunto: Alguém conhece ou conheceu Haenel? Se conhece ou conheceu, pode me enviar informações a respeito? (José Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário