quarta-feira, 6 de junho de 2012

HERÓIS UNIDOS ESTÃO CHEGANDO...


HERÓIS UNIDOS
                  Elenco similar aos dos filmes de cinema

Criadores das histórias dos gibis
Nos gibis da (primeira) Era de Ouro os nomes dos roteiristas costumavam aparecer nas HQs; a dos desenhistas em algumas delas. Por razões diversas, havia muitos pseudônimos. Will Eisner, o fazia, por uma questão de marketing (e de sobrevivência), para vender trabalhos com nomes diferentes. Durante a 2o. Guerra Mundial muitos artistas europeus costumavam americanizar os nomes para serem aceitos pelos leitores. Hoje, os brasileiros e demais latinos americanos também o fazem.  

Anos cinquenta: eles sumiram!
No início dos anos cinquenta até o meio dos anos setenta os nomes dos autores das HQs sumiram das histórias... Havia um anonimato embaraçoso, como se eles tivessem simplesmente deixado de existir. Em termos de Brasil, havia ainda o “fresamento” (apagamento) dos nomes sem qualquer explicação lógica.

Hoje: um elenco múltiplo
Hoje (2012), dificilmente se encontra uma HQ sem a listagem de seus autores. E mais ainda: à semelhança dos elencos dos filmes de cinema (e de TV) tornou-se regra, também nos quadrinhos, a citação de todos os responsáveis pelas histórias, que incluem: escritor, desenhista, colorista, tradutor, revisor, desenhistas das letras, assistente de editor, editor sênior, publicador, editor chefe, produtor executivo...

As histórias que criei
Enquanto isso, há algum tempo venho criando HQs que foram publicadas originalmente no PORTAL de papel e, hoje, no PORTAL blog. Lógico que faço utilizando a técnica que apelidei de “colagem digital”, buscando, entre outras coisas, preservar os desenhos originais de seus criadores... Além disso, sou, a um só tempo, escritor, desenhista (colagem digital), produtor, editor etc., em suma, substituo toda a equipe listada acima.

                Heróis Unidos estão chegando...

No blog já publiquei Toda História tem um Começo: reencarnação de um justo – revisitando a origem de Mr. Justice (nobre inglês dos anos quarenta) - Heróis Combatentes – a odisseia do garoto Nataniel Nils na 2ª. Guerra Mundial... No momento, estou finalizando uma aventura dos Heróis Unidos - vários personagens de editoras diversas que, no cotidiano, por questões de direitos autorais, jamais poderiam atuar juntas...

Então leitor amigo, só resta aguardar... (José Queiroz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário