terça-feira, 20 de novembro de 2012

CARTA DE CARLOS CALMON


ALMANAQUES E EDIÇÕES DE NATAL DO GIBI
GIBI, O ENERGÉTICO DE CARLOS CALMON


 Na edição 73 de O GRUPO JUVENIL, de abril de 2008, o baiano Carlos Calmon,  auditor fiscal da receita federal e um dos grandes colecionadores de gibis do Brasil, escreveu para Jorge Barwinkel[1], editor do fanzine GJ a seguinte carta (sim, carta enviada pelos correios).

Embora contendo tópicos defasados -, entende-se, pois já se passaram quatro anos -, permanece vigente o encantamento do autor com a leitura dos quadrinhos e dos Almanaques e Edições de Natal dos Gibis. Por tudo isto, vale a pena ser lida. (José Queiroz)



“(...) acuso o recebimento do GJ no. 72 mais uma fabulosa Edição de Natal. Capa com lindos almanaques, principalmente a fantástica Edição de Natal de 1945, das edições de Natal do Gibi, foi a primeira que tive, fiquei deslumbrado, principalmente pelo número de páginas, 260, com histórias de primeira linha, essa edições eram fantásticas, concordo com o Cassal[2] e você quando afirmam que os Almanaques do Globo Juvenil até hoje são insuperáveis, o de 1944 é considerado o melhor, não sei se os leitores do GJ concordam, mas em qualidade logo depois vem as Edições de Natal, hoje são dificilíssimas de conseguir e quando aparecem o preço é a peso de ouro. Na internet : site de vendas de revistas antigas que oferece duas a Edições de Natal ao preço de RS 600,00[3] cada uma.

Almanaque de O Globo Juvenil de 1944, o melhor? Há controvérsias...

As cartas dos colecionadores merecem considerações à parte, são o termômetro do GJ. Ao amigo Ruy[4] desejo que a sua saúde seja completamente restabelecida, do pequeno susto que ele levou, um aviso para nos alertamos que devemos mudar a nossa maneira de viver, principalmente ter uma alimentação saudável, exercício físico e trabalhar a cabeça. Taí o nosso amigo Barwinkel, que vai levar 120 anos[5] fazendo o Grupo Juvenil para aliviar as preocupações e stresses de cada dia oferecendo centenas de gibis na banca da saudade.

Nada melhor do que 1er gibis, se envolver com as coleções, enviar cartas aos colecionadores, falar de gibis e seus heróis imaginários, fazer o saudável ato de colecionar gibis um hobby para nos tirar dessa vida maluca de violência e stress. Eu trabalho durante o dia, faço mestrado à noite, mas leio todos os dias, sempre pela manhã estou lendo um gibi‚ o meu energético para enfrentar o dia.

Este ano teremos as bodas de prata do GJ, em setembro completará 25 anos de publicação, um marco entre os fanzines, não é fácil chegar a tantos anos de publicação‚ uma vida, uma história que já pode ser contada em um livro.

Parabéns ao Grupo Juvenil, parabéns a nós leitores (porque não?), parabéns ao pai e criador Barwinkel, o responsável por tantas alegrias, porque não dizer, por tanto encantamento nesses 25 anos. Um fraterno abraço, Calmon




[1] Jorge Barwinkel faleceu em 11 de fevereiro de 2010.
[2] Anibal Barros Cassal, genial editor de fanzines. Corre a notícia, ainda não confirmada, que também faleceu.
[3] Preço defasado. Hoje (20.11.2012) um Almanaque de O globo Juvenil de 1941 está custando entre 3 e 6 mil reais.
[4] Ruy Furst, quadrinista e colecionador de gibis, restabeleceu-se.
[5] Barwinkel não chegou aos 120 anos. Faleceu com 76.



Palavras de papai-noel:
LEMBRE-SE,
NATAL SEM PORTAL, NÃO É NATAL!
 Estou editando com carinho e cuidado o Almanaque do PORTAL 2012. É só aguardar. (José Queiroz)






Nenhum comentário:

Postar um comentário