quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GLOBO JUVENIL 1850



O PRIMEIRO GLOBO JUVENIL TRISSEMANAL DE 2013


JORGE BARWINKEL, O MEU GÊNIO DO BEM, RECEBEU DE PRESENTE ALGUNS EXEMPLARES DE O GLOBO JUVENIL TRISSEMANAL E DECIDIU COPIÁ-LOS E PUBLICÁ-LOS PARA OS LEITORES DE SEU FANZINE GRUPO JUVENIAL. EIS O QUE ELE ESCREVEU NA OCASIÃO:

PREZADO LEITOR: AS CÓPIAS EM XEROX DESTES VOLUMES DE O GLOBO JUVENIL QUE ESTÃO PUBLICADOS NESTE ÁLBUM, FORAM EXTRAÍDAS DE ORIGINAIS EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO, A PONTO DE VIRAREM  “CONFETE” AO SEREM RETIRADOS DA MÁQUINA COPIADORA. UM TRABALHO DE DOER NO CORAÇÃO, MAS COM O CONSOLO DE QUE AO MENOS AS CÓPIAS DESTE VERDADEIRO  TESOURO DA LITERATURA FORAM  CONSEGUIDAS QUASE QUE PERFEITAS, LEVANDO-SE EM CONTA  AS CONDIÇÕES EM QUE  SE APRESENTAVAM. POR ISSO PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES PELAS FALHAS DE IMPRESSÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA BASTANTE RUDES. MAS COMO É UM DOCUMENTO IMPORTANTE, ME ATREVI A DISTRIBUÍ-LO ASSIM MESMO. ESCREVA DANDO SUA OPINIÃO E SE DEVO CONTINUAR COM A SÉRIE, MESMO NESTAS CONDIÇÕES. JORGE BARWINKEL, EDITOR”  

DE FORMA PARECIDA, ESTOU POSTANDO ALGUMAS EDIÇÕES QUE COMPREI – NO CASO À CORES E SEM COBRAR NADA AOS LEITORES DO PORTAL, REINICIANDO, ASSIM, A POSTAGEM DE UM NOVO GLOBO JUVENIL TABLÓIDE TRISSEMANAL EM 2013. DESTA VEZ TRATA-SE DO EXEMPLAR DE No. 1850, ANO XIII, PUBLICADO NA 3ª. FEIRA, 19 DE ABRIL DE 1949. BASTA FAZER O DOWNLOAD, LER E GUARDAR. (JOSÉ QUEIROZ)




DOWNLOAD

3 comentários:

  1. Todo esse acervo antigo que hoje está nas mãos de colecionadores particulares merecia ser digitalizado, se não para o compartilhamento na internet, pelo menos para garantir a preservação, pois é um tesouro que está se perdendo, "comido" pelo tempo...

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você, amigo Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena...muitos acervos, depois da morte de seus donos, são depredados e espalhados para especuladores... Impossível fazer até uma pesquisa se for muito amigo de um colecionador. A grande maioria nem reproduz sequer uma página, às vezes.... Eu por exemplo, a séculos (exagero meu) que procuro a edição do GLOBO JUVENIL de 16 de julho de 1937 (edição #2), para uma pesquisa sobre ORMUZ... Tenho suado...

    ResponderExcluir