sexta-feira, 31 de maio de 2013

EDGARD GUIMARÃES

Edgard Guimarães
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Edgard Guimarães é professor universitário quadrinistafanzineiro e crítico de histórias em quadrinhos brasileiro.
Engenheiro eletrônico, Guimarães começou a desenhar histórias em quadrinhos em 19791 . Em 1982, lançou o seu primeiro fanzine, PSIU. Colaborou com diversas revistas, como CircoMestres do TerrorComix e Piratas do Tietê2 .
Seu fanzine QI - Quadrinhos Independentes ganhou 13 vezes o Prêmio Angelo Agostini da categoria entre 1995 e 2010. Seus textos críticos publicados ao longo de dez anos foram reunidos no livro Entendendo a linguagem das HQs, editado também de forma independente em 20103 .
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________
Além de tudo isto, Edgard foi também leitor assíduo do PORTAL Zine de papel e continua sendo um amigo especial que prezo e admiro.

                    EDITORIAL, COMENTANDO A MORTE DE JORGE BARWINKEL
Conheço o fanzine QI (Quadrinhos Independentes)desde que era IQI (Informativo dos Quadrinhos Independentes). Por algum tempo, colaborei com ele reservando, a cada fim de ano, uma página para divulgar as Edições de Natal do PORTAL.

Além de divulgar os fanzines publicados no Brasil, o QI tem uma sessão intitulada FÓRUM no qual participam fãs, roteiristas,
                               CAPAS DO QI
chargistas, desenhistas, editores e demais pessoas interessadas nos quadrinhos, principalmente os nacionais. Edgard publicou também em capítulos sua história em quadrinhos MUNDO FELIZ. “Pouco se viu no país uma história em quadrinhos tão forte e inquietante quando Mundo Feliz”.

Também na última capa do QI a sessão entendendo a linguagem das HQs, nas palavras do autor “Um curso completo – genial, diga-se de passagem (Queiroz) - sobre Histórias em Quadrinhos usando a própria linguagem das HQs”, à venda por míseros R$17,00, incluindo o porte postal (se as taxas dos Correios não tiverem sofrido aumento).


 Estou postando estas informações para que você, leitor amigo, conheça melhor o trabalho deste quadrinista talentoso e defensor incansável dos quadrinhos brasileiros. (Jose Queiroz)






3 comentários:

  1. http://marcadefantasia.com/camaradas/qi/quadrinhos-independentes.html

    ResponderExcluir
  2. O link mudou http://marcadefantasia.com/revistas/qi/qi.html

    ResponderExcluir
  3. Outra mudança
    http://www.marcadefantasia.com/revistas/ego/qi.html

    ResponderExcluir