terça-feira, 19 de novembro de 2013

RETROSPECTIVA SOBRE ALLEY OOP (BRUCUTU, NO BRASIL)

QUEM CRIOU A MÁQUINA DO TEMPO DAS HQs DE BRUCUTÚ?


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Compilação e acréscimos: José Queiroz



Dorothy e VT Hamlin almoçam em uma praia do Texas em 1928. Observe a semelhança de Dorothy com Ooola (Ula, no Brasil), das HQs de Alley Oop (Brucutu, no Brasil).

VT HAMLIN - Á semelhança de outros criadores, depois de algum tempo a aparência do criador começou a se assemelhar à aparência de sua criatura. Ou não?

Vincent Trout Hamlin (10 de maio de 1900 - 14 de junho 1993), que preferiu assinar como VT Hamlin, foi o criador de Alley Oop.
Nascido em Perry, Iowa, Hamlin era o filho de Erma Trout Hamlin e Dr. Frederick Clarence Hamlin, um dentista. O jovem Vincent Hamlin começou a desenhar em idade precoce. Aos 11 anos, ele fez o primeiro esboço do personagem que se tornaria Alley Oop. Quatro anos depois, seus primeiros desenhos foram publicados no Diário Perry Chefe.  No se-gundo grau de Perry, ele passou pelo Snick apelido, que ele usou como assinatura em desenhos animados que fez para um anuário de ensino médio chamado de Eclipse.

Mentindo sobre sua idade Hamlin conseguiu se alistar no Exército aos 17 anos para lutar na Primeira Guerra Mundial. Foi enviado com o grupo de Transporte Motorizado do Sexto Exército, chegando à França, onde atuou com as Forças Expedicionárias Americanas em 1918. 

Após recuperar-se de um ataque com gás venenoso, começou a fazer caricaturas de seus companheiros e um deles, que era jornalista na vida civil, o convenceu de que poderia ganhar a vida a partir de suas habilidades artísticas. [1] [2]

DANDO BAIXA DO EXÉRCITO
Após sua dispensa, Hamlin voltou para Perry High School, em 1919. Em 1920, frequentou a Universidade de Missouri e em 1922, ingressou no curso de jornalismo da Universidade Drakeem. Seu aprendizado na universidade chegou ao fim depois que teve uma briga com um professor de arte, que mostrou os seus desenhos à classe, declarando: "Eis aqui um homem com um talento maravilhoso que quer desperdiçá-lo desenhando gibis!" [2]

CAIXEIRO VIAJANTE
Logo, viajou por todo os EUA, trabalhando em vários empregos como pintor, vitrinista, escritor de cartas, proje-tista, cinegrafista e pugilista semi-profissional. Em 1922 empregou-se como jornalista no Des Moines News, trbalhou para o jornal Grubstakers Texas e Fort Worth Record. 

Em 1923, estava trabalhando no Fort Worth Star-Telegram, como fotógrafo, cartunista e escritor onde criou sua primeira história em quadrinhos, 

DOROTHY STAPLETON
Em 24 de dezembro de 1926, casou-se com Dorothy Stapleton, colega do curso médio e considerada a queridinha da Escola que, mais tarde, se tornou a modelo da personagem Ooola namorada de Alley Oop. Sua filha Theodora nasceu em 1927, seguido por seu filho Jon, em 1936. Em 1928, ele trabalhou como fotógrafo para o Houston Press.
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf1/skins/common/images/magnify-clip.png

BONNET-BROWN
No início, Hamlin começou a pensar em dinossauros e  criou uma história em quadrinhos intitulada The Oop Poderoso. No entanto, não ficou satisfeito com o que havia criado e em vez de enviá-la a um sindicato, a descartou.  Um ano depois, tentou novamente, sub-metendo Alley Oop  a um pequeno sindicato, Bonnet-Brown, que lançou a tira diária, com início em 05 dezembro de 1932 (postei neste blog, as HQs das primeiras tiras geniais desta época). 

Tentando curar a pneumonia de Dinny, seu dinossauro de estimação.
Poucos meses depois, Bonnet-Brown entrou em colapso, levando a tira a um fim abrupto. No entanto,  a NEA (Newspaper Enterprise Association) a acolheu e reiniciou a sua publicação em 7 de agosto de 1933. O sucesso foi retumbante e gerou a sua inserção, à cores, na Sunday Pages dos jornais, a partir de 9 de setembro de 1934. [4]

DOROTHY HANLIM
Dorothy, co-criadora da Máquina do Tempo?
Dorothy Hamlin também trabalhou na faixa, criando esboços coloridos e contribuindo com idéias para as histórias, incluindo tramas importantes das viagens no tempo, após a criação da Máquina do Tempo introduzida em 05 de abril de 1939. Na verdade, ela parece ter sido co-criadora da Máquina.

Hamlin escreveu e desenhou Alley Oop  com a ajuda de seu assistente, Dave Graue, até a sua aposentadoria, em 1971. Aposentou-se porque perdeu a visão, e mudou-se para Sarasota, Flórida.

LIVROS
Escreveu três livros: sua autobiografia, O homem que andou com os dinossauros; um romance, A Filha do Diabo; e Quatro Rios,  um livro de memórias sobre pescaria. [4]

Dorothy Hamlin, esposa e fiel companheira, morreu em 1985, e Hamlin, oito anos depois (1993), em Brooksville, na Flórida, com a idade de 93 anos.

DAVID GRAUE
Graue e Bender
Graue ajudava Hamlin desde 1950 e já estava fazendo a tira diária desde 1966, apesar de co-assinada por Hamlin. Então, Graue assumiu em tempo integral. A última tira diária assinada por Hamlin apareceu em 31 de dezembro de 1972, e sua última inserção dos domingos encerrou-se no dia 01 de abril de 1973.

De seu estúdio na Carolina do Norte, Graue escreveu e desenhou a tira durante os anos 1970 e 1980, até que Jack Bender assumiu como ilustrador em 1991. Graue continuou a escrevê-la até agosto de 2001, data de sua aposentadoria; no dia 10 de dezembro de 2001 morreu num acidente de trânsito em Flat Rock, Carolina do Norte, quando um caminhão bateu no seu carro. Tinha 75 anos. 

JACK E CAROLE
O atual Alley Oop dos domingo e das tiras diárias são desenhados por Jack Bender e escrito por sua esposa Carole Bender.

THEODORA, A FILHA
Theodora Hamlin Dewalt doou a coleção de VT Hamlin para a Universidade de Bibliotecas de Missouri-Columbia, em 22 de dezembro de 1990. Ele inclui 126 desenhos originais e 436 fotografias pessoais e de carreira, junto com jornais e artigos de jornal sobre o trabalho de Hamlin, contratos e correspondência com Newspaper Enterprise Association, documentos pessoais e da família, correspondência e memorabilia.

CAPAS




Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário