quinta-feira, 29 de maio de 2014

PHANTOM.CÉU


A Volta das Piratas do Céu

ESTA EDIÇÃO, EM ESPANHOL, PODE SER ENCONTRADA NO BLOG  FANTASMA BRASIL DO AMIGO SABINO

Em 1937 (ano de meu nascimento), O Correio Universal (jornal carioca) publicou um gibi intitulado Os Piratas do Céo (obedecendo a ortografia da época). Devo ter visto esta revista – antes de aprender a ler – e nunca mais pus as mãos nela.

Posteriormente, já adulto, li a história publicada pela editora EBAl. Lí também sua continuação A Volta Das Piratas do Céu publicada em preto-e-branco. Na época em que foi publicada pela primeira vez, deve ter repercutido intensamente pois se tratave de uma gangue de mulheres belas e marginais. 

A segunda história foi publicada à cores e em capítulos no Gibi Trissemanal – que também não li. Procurei avidamente na WEB a sua versão à cores – até pedi a ajuda de Sabino, meu especial amigo editor do excepcional blog Fantasma Brasil. Na ocasião, sem resultado.

Finalmente, consegui uma cópia colorida da HQ, em inglês, e logo me pus a traduzi-la para publicar no meu blog. Tive alguns problemas relacionados com as imagens e os balões, pequenos e mal recortados que dificultavam o letreiramento. Então, apelei para outra solução: escanear a história publicada pela Pixel . Comprei a edição, que publicou as duas HQs, a cores, mas só copiei uma das histórias. Finalizo este comentário transcrevendo o que disse STAN LEE:




Concordo com ele, até certo ponto, por isso recomendo aos interessados comprar, entre outras, as edições do FANTASMA publicadas pela editora Pixel. (JOSÉ QUEIROZ)


 AUTORES DE “A VOLTA
DAS PIRATAS DO CÉU”

LEE FALK CRIOU O FANTASMA E MANDRAKE, O MÁGICO

LEE FALK, ROTEIRISTA E CRIADOR
Nasceu em 28 de abril de 1911. Mais conhecido como autor de Mandrake e Fantasma, também escreveu vários livros e teve uma notável carreira no mundo teatral: foi produtor de cerca de 300 peças, dirigiu aproxi­madamente 100 e escreveu 12 - duas delas baseadas em seu personagem Mandrake. Dirigiu vários atores famosos, entre eles Marlon Brando. Falk se casou três vezes, a última delas com a renomada diretora teatral Elizabeth Moxley, mais ou menos na mesma época em que resolveu casar o Fantasma com Diana Palmer nas tiras. Elizabeth ajudou a concluir a última história que ele deixou inacabada. Falb escreveu a série do Fantasma até morrer, tendo inclusive, em estado terminal, retirado a máscara de oxigênio no hospital para ditar a história à esposa. Morreu de complicações cardíacas em 12 de março de 1999.


RAY MOORE: OS FERIMENTOS SOFRIDOS NAS MÃOS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL IMPEDIRAM-NO DE CONTINUAR A DESENHAR O FANTASMA.


RAY MOORE, DESENHISTA E CO-CRIADOR
Nasceu em 1905 e começou a carreira de desenhista como assistente de Phil Davis (Mandrake), até que foi escolhido por Falh para desenhar as tiras do Fantasma, em 1936. Continuou até 1941, quando foi convocado para servir na II Guerra Mundial. Seu assistente Wilson McCoy assumiu a série até o fim da guerra.
Moore voltou a desenhar o Fantasma por um breve período entre 1945 e 1946, mas devido os ferimentos sofridos na guerra numa missão como piloto não pode continuar. McCoy assumiu definitivamente a tira, que continuou desenhando até 1961, sendo sucedido por Sy Barry. Apesar de ter encerrado a carreira cedo, Moore teve uma vida relativamente longa (79 anos), embora sua vida pessoal fosse mais misteriosa ainda que a do Fantasma. Ao contrário de Lee Falk, ele não gostava de aparecer publicamente. Morreu de causas naturais em 13 de janeiro de 1984.































































BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário