terça-feira, 19 de agosto de 2014

PRÉVIA: SHAZAM! DE NELSON BRIIDWELL, DON NEWTON E KURT SCHAFFENBERGER.






CAPITÃO MARVEL E A DC

Numa coisa devemos louvar a Editora DC Comics. De 1991 em diante, após a aquisição de todos os direitos sobre os personagens da Família Marvel ela, sem medir esforços, fez várias tentativas para ressuscitar os personagens criados originalmente em 1939 pelo artista CC Beck e o escritor Bill Parker.
Aqui nos ocuparemos de uma dessas versões. Aquela roteirizada por E. Nelson Bridwell, desenhada por Don Newton com arte final de Kurt Schaffenberger.


EDWARD NELSON BRIDWELL (1931-1987)
Foi um escritor da revista Mad  e de várias histórias em quadrinhos publicadas pela DC Comics. Roteirizou as histórias da Família Marvel desenhadas por Don Newton. 


DON NEWTON
Donald L. Newton (12 de novembro de 1934-19 de agosto de  1984), excelente desenhista cuja carreira nos quadrinhos foi tragicamente interrompida por um ataque cardíaco fulminante em 19 de agosto de 1984. A Lambiek [1] complementa com a informação de que "a carreira de Don Newton foi tragicamente interrompida por um câncer na garganta em 1984". Entretanto, até hoje seu trabalho ainda encanta os fãs de quadrinhos. Apesar da curta existência - morreu com 50 anos - , conseguiu desenhar múltiplos personagens dos gibis. Cito, como exemplos, Batman, Fantasma, Capitão Marvel, Aquaman, Os Vingadores, Os Novos Deuses, e Lanterna. Ele se identificou com o personagem Batman, embora seu verdadeiro amor tenha sido Capitão Marvel, o grande queijo vermelho![2]


Além do domínio técnico absoluto de sua arte, Don ficou conhecido por injetar humanismo nos heróis e heroínas que desenhou - os personagens se relacionavam entre si, através da linguagem corporal e do toque.

KURT SHAFFENBERGER
Kurt Schaffenberger (15 de dezembro de 19201 – 24 de janeiro de 2002) foi um artista alemão naturalizado americano, conhecido por seu trabalho em revistas em quadrinhos envolvendo os personagens Capitão Marvel e Superman. Nas histórias deste último, que o levaram a ser considerado um dos melhores desenhistas da história do personagem, destaca-se o trabalho desenvolvido na revista Superman's Girl Friend, Lois Lane, conhecido como "o desenhista definitivo" da personagem Lois Lane.
Estamos editando o próximo post - histórias da Família Marvel roteirizada por E. Nelson Bridwell e desenhadas por Don Newton e Kurt Schaffenberger Trata-se de uma publicação da EBAL. É só aguardar, amigo leitor. (José Queiroz)




[1] http://www.lambiek.net/artists/n/newton_don.htm
[2] http://www.donnewton.com/obituary.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário