quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RED RYDER - PRIMÓRDIOS



UMA SÍNTESE DA HISTÓRIA DE VIDA DE RED RYDER



BRONCO PILER E CASTORZINHO DESENHO DE LUTZ
BRONC PEELER, BRONCO PILER, RED RYDER[1]
BroncPeeler, conhecido no Brasil como Bronco Piler RGE (Rio Gráfica Editora) e depois Nevada (Editora Ebal), é um cowboy fictício criado pelo desenhista Fred Harman.

Apareceu como tira (strip) de jornal em 1933. Harman também ficou conhecido por desenhar as histórias de Red Ryder, personagem criado por Stephen Slesinger. Nevada, aliás, passou a ser o nome tanto de Red Ryder quanto de Bronco Piler, pois os editores brasileiros não se preocuparam com o fato de serem personagens diferentes, com o mesmo desenhista.

Bronc Peeler era um cauboi dos tempos modernos, chamado de "o ruivo de Nevada", sempre ajudado pelo seu amigo Coyote Pete na luta contra os bandidos. Nas suas histórias surgiu a criança da tribo Navajo Little Beaver (conhecido no Brasil por Filhote de Castor), que depois apareceria como coadjuvante em Red Ryder (o que ajudou a confusão de personagens no Brasil).

Bronc Peeler, como Bronco Piler, foi o primeiro cowboy a estrear nos quadrinhos do Brasil, tendo sido lançado em 1939 nas páginas do primeiro número de "O Gibi", uma revista em quadrinhos pioneira no Brasil, publicada pelos editores do jornal carioca O Globo. Nos anos 40 e 50 ele teve uma revista própria publicada pela RGE (material dos jornais) e da EBAL(material das revistas em quadrinhos).

Leiam a pequena história (quatro páginas) de Red Ryder, à cores, publicada nas páginas de jornais dos anos 1939. Uma relíquia dos primórdios do personagem.  Tivemos dificuldades para fazer a tradução por dois motivos: 

1.  Os personagens falavam como "roceiros" numa linguagem cheia de dialetos figurados, muitas elipses e muito regionalismo. 

2. Além disso, as palavras impressas  estavam, na sua maioria, semi-apagadas. mas valeu o sacrifício. Recomendo a sua leitura aos amantes dos quadrinhos da Primeira Idade de Ouro do Gibi. (José Queiroz) 




[1] Material obtido em http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Bronco_Piler, no dia 02.03.2013.



BAIXAR

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog que acabei de encontrar na net! Convido-o a visitar o blog que administro quadradinhospatopolis.blogspot.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir