segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONFIRMADO: VALDIR DE AMORIM DÂMASO, MORREU!

VALDIR DE AMORIM DÂMASO MORREU NO SÁBADO 15-11-2014

Um dia, escrevi num dos exemplares do PORTAL Zine: "Com tanto fanzineiro morrendo - e eu sempre os homenageando, merecidamente - fico a pensar: Se eu só morrer depois dos fanzines (da Primeira Idade de Ouro) acabar, quem irá se lembrar de mim?". Ou doce, ingênua e pueril vaidade!


INTRODUÇÃO
Informes passados pelo amigo Ruy José Furst Gonçalves confirmam o falecimento de Valdir de Amorim Dâmaso, no sábado (15.11.2014).


VALDIR DE AMORIM DÂMASO
Graças aos fanzines, conheci Valdir de Amorim Dâmaso, amigo admirável que tinha o talento especial para ser gentil e agradável com as pessoas. Um exemplo? Leiam um trecho que ele escreveu elogiando uma das edições do PORTAL Zine (de papel):

Concluindo: essas duas últimas edições do PORTAL estão muito boas, a revista alcançou mesmo, e consolidou, o "status" de almanaque, pois está superando, em muito, as antigas edições publicadas pela RGE, EBAL e outras editoras. Está justificada, plenamente, a futura publicação do almanaque do PORTAL, e já estou torcendo para que você entre com vontade nos quadrinhos de jornais, os clássicos que raramente foram bem aproveitados no Brasil. Era o que eu e o Oscar Kern estivemos procurando fazer com a Confraria dos Dinossauros, resgatando aqueles clássicos.
Já estou aguardando com ansiedade o "nosso" Almanaque de fim de ano do PORTAL. Um abração e até a próxima. Do amigo Valdir”+

MEU ENCONTRO COM DÂMASO
Dâmaso, como costumava chamá-lo, foi um dos grandes amigos fanzineiros que tive o privilégio de conhecer pessoalmente e preservar sua amizade até a sua morte. Lembro-me de nosso primeiro encontro, ao vivo. Indo a Maceió para participar de um Congresso Médico, tive a oportunidade de visitá-lo em sua residência onde fui recebido e tratado por ele e sua esposa Mirna, com fidalguia ímpar. Também revi algumas edições originais de revistas antigas (Gibi Mensal, Globo Juvenil Mensal, Guri Cômico e Mensal) e conheci  filhos/filhas, genros/noras e até netos/as do amigo.





REVISITANDO A PRIMEIRA RESIDÊNCIA

25 ANOS DE CASADOS

FILHOS E FILHAS
50 ANOS DE CASADOS COM FILHOS E FILHAS

RECÉM CASADOS - 1959

VALDIR COM NETOS/AS

VALDIR E MIRNA COM BISNETOS

GAZETA DOS QUADRINHOS, PRESTIGIANDO AS TIRAS DE JORNAIS COM OSCAR KERN


O HOMEM VALDIR DÂMASO

Valdir de Amorim Dâmaso mostrou-se para mim um homem honesto, íntegro, inteligente, dedicado a família e a sua profissão (oficial do exército brasileiro). Era fã declarado dos quadrinhos da Idade de Ouro, da chamada Velha Guarda, e também do cinema e seriados de antanho.



VALDIR E A PRIMEIRA ERA DE OURO DOS QUADRINHOS.
Dâmaso, Barwinkel, Magnago, Losso e outros, muitos outros, dentre os quais me incluo, fomos responsáveis por trazer de volta ao presente, a Primeira Era de Ouro dos Quadrinhos. O trabalho de Dâmaso, em particular, foi homérico a ponto do amigo Edgard Guimarães afirmar que ele concretizou o sonho de toda a Confraria dos Dinossauros - batismo criado por Oscar Kern, outro luminar que já nos deixou há algum tempo. Valdir justificou a afirmação de Edgard quando publicou, à partir do fanzine GIBIZADA, toda uma coleção de fac-símiles – em edições  bem cuidadas e de excelente qualidade gráfica, que cobriu praticamente as principais revistas em quadrinhos publicadas no Brasil nos anos quarenta e cinquenta, com sobras generosas. E, além de tudo, sabia redigir muito bem e com muita sensibilidade.



À Sra. Mirna e demais entes queridos do falecido, envio-lhes os meus sinceros sentimentos.

Um comentário:

  1. Não sabia do acontecido. Estamos de luto nos quadrinhos. José Carlos Ribeiro(PolitiQua)

    ResponderExcluir