quinta-feira, 2 de abril de 2015

AINDA SOBRE TOCHA E MARVEL - PEQUENO DEBATE ENTRE UM INGLÊS E UM AMERICANO



YUDENITSCH OUTRA VEZ!
CAPA DO ALTER EGO 01, QUE PUBLICOU O ARTIGO ESCRITO POR JOHN PIERCE. OBSERVE A CHAMADA NO LADO INFERIOR ESQUERDO.
O meu especial amigo Yudenitsch, a quem agradeço, enviou-me um E-mail contendo um pequeno confronto entre JOHN PIERCE (o americano do artigo que publiquei no PORTAL 7) e MATT GORE (inglês), um fã de gibi discordando que ele tenha sido o primeiro  a "descobrir" a HQ de CAPITÃO MARVEL/TOCHA HUMANA enfrentando o vilão COBRA, desenhada e (possivelmente roteirizada) pelo brasileiro RODRIGUES ZELI. O COBRA, por sinal, morreu combatendo o Tocha, Centelha e o Príncipe Submarino. 

A tradução - enxuta e econômica - foi feita por mim e o que me surpreendeu foi testemunhar como norte-americanos e ingleses valorizam tudo que se refere às histórias em quadrinhos, independente da nacionalidade... o inglês, por exemplo, considerou a HQ brasileira como o Graal Sagrado dos quadrinhos. Pode? (José Queiroz) 



Uma afirmação
Fui eu quem descobriu primeiro a HQ brasileira do Capitão Marvel vs. Tocha Humana e certamente era o único que tinha uma conexão brasileira. Por isso, acredito que ninguém nos EUA ou nenhum fã britânico [1] a descobriu antes de mim.

Realmente, nunca fui um investigador privilegiado pela sorte.  Não foi assim que aconteceu.  Na verdade, quem me falou, pela primeira vez, sobre a história dos Marvels no Brasil,  foi o brasileiro José Jefferson Barbosa de Aquino, com quem me correspondia e que me  enviou uma cópia de O ALMANAQUE DO GLOBO  JUVENIL do ano de 1964. 

Mais tarde, eu escrevi artigos sobre eles (MARVEL vs. TOCHA), primeiro na AMAZING HEROES #49, junho 15, 1984.  Mas foi muito tempo depois que mencionei a minha conexão brasileira na COMICS BUYER'S GUIDE.  (AH, o artigo marcou o meu primeiro trabalho profissionalmente pago. Em anos mais recentes, escrevi um tópico para ALTER-EGO, mas considero "descoberta" uma palavra equívoca. Nada tinha sido perdido para ser achado, apenas a HQ era DESCONHECIDA fora de Brasil.  
John Pierce

  
UMA RÉPLICA
mhgore@aol.com escreveu:  
Sou Matt Gore.  Lembra-se?  Coletei versões estrangeiras dos "Marvels", desde que descobri um registro de Len Millerno início dos anos setenta, na última página da revista Marvelman  (sou inglês). Para mim a história brasileira do Capitão Marvel/Human Tocha foi o Santo Graal (Cálice) Sagrado do gibi. [2] 

Tenho certeza de ter sido o primeiro a ler um breve artigo sobre o tema num comic ou fanzine, que eram as únicas fontes que eu lia regularmente.  Nem por isso reivindiquei "haver descoberto" ou qualquer coisa semelhante, considerando que, tanto quanto eu sei, nada foi perdido.

Diria que é provável que um número regular de pessoas tomaram conhecimento da HQ na internet durante as primeiras discussões.  Conheci, pelo menos, três outras pessoas que tinham cópias. Terminei adquirindo uma cópia do Almanaque de O Globo Juvenil 1964 no ano de 1997. 

Durante um tempo, distribuí algumas dúzias de cópias da história em CD-ROM.  Não me lembro de ter pedido qualquer compensação financeira, exceto a taxa do porte postal.  Também postei as páginas traduzidas em meu website.  Não fiz as traduções (à partir do português) mas assinei as páginas traduzidas que me foram ofertadas. Matt Gore





[1] Alusão ao fã britânico que fez uma réplica mais abaixo?
[2]  Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia, e onde, na literatura, José de Arimateia colheu o sangue de Jesus durante a crucificação, entretanto a origem do Santo Graal é muito anterior ao cristianismo.

7 comentários:

  1. o autor da matéria da Alter Ego se equivocou, o Cobra é um vilão da Marvel, o Python:http://marvel.wikia.com/Emil_Cullen_(Earth-616)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Quiof
      É um prazer dialogar com o amigo. Você tem razão, PYTHON era o nome original do bandido da Timely (Marvel), rebatizado, no Brasil, como COBRA. Aliás, nos históricos dos vilões da HQs existiram vários outros COBRAS e, até, heróis com a mesma denominação.

      Excluir
  2. Pois é Queroz...lembra que eu queria a cópia do Almanaque de O Globo Juvenil 1964 ? Era para fazer um trabalho digital com esta HQ e a que os americanos retocaram e traduziram para o ingles das edições da Alter Ego #54-60...

    ResponderExcluir
  3. Estava querendo a aproveitar o vilão COBRA no meu projeto encontros...apesar do Quiof certificar como o Python e em momento algum os caras de lá o assemelharam.

    ResponderExcluir
  4. O Magnago ficou de enviar a edição pra eu compiar...

    ResponderExcluir
  5. Mas, estava querendo e também as edições da Alter 54-60...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Lancelot
      Estou acompanhando cuidadosamente o seu contato com José Magnago. Nesta altura, acredito que você já deve ter recebido o citado Almanaque. E aguardo, com sofreguidão, o seu trabalho digital sobre o tema que, tenho certeza, terá a mesma qualidade dos demais que conheço. Tenho alguns números da Alter, mas não os que você deseja. Se quiser, pode tentar obtê-los com o amigo Paulo Castilho do blog HQ Point. Se ele os tiver poderá empresta-lo. Um grande abraço!

      Excluir