quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O ANJO DA IDADE DE OURO











PEQUENA BIOGRAFIA

José Pinto de Queiroz Filho

Não se pode comparar THE ANGEL da Era de Ouro com o sensaboroso ANGEL DOS X-MEN, que mais parece o anjo LAW de BARBARELA. O ANJO DOS ANOS QUARENTA debutou na MARVEL COMICS, NO. 1, DE OUTUBRO DE 1939, a primeira revista da TIMELY COMICS precursora da atual MARVEL COMICS. Foi criado pelo escritor-artista PAUL GUSTAVSON que entrevistado por JIM STERANKO disse que foi SIMON TEMPLAR (de Leslie Charteris), detetive de revistas PULP, quem lhe inspirou a criar o herói.

Excetuando o fato de possuir uma capa mística presenteada pelo deus MERCURIO e que lhe dava o poder de voar (e que só utilizou, acredito, uma única vez), era, na verdade, um detetive sem outros super poderes que usava indumentária de super-herói.
Foi um das poucos heróis famosos da Idade Dourada que dispensava a máscara, e não fazia questão de ocultar a identidade civil do cirurgião milionário, THOMAS HALLOWAY.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR O TAMANHO.















Converteu-se num personagem de sucesso juntamente com os três grandes da TIMELY, Tocha Humana, Submarino e Capitão América, tendo sido publicado mais de 100 vezes nas revistas da editora* desde a MARVEL COMICS No. 1, (que, a partir da edição 2, trocou o nome para MARVEL MYSTERY COMICS), até o número 79, de dezembro de 1946. Estrelou, por inúmeras vezes, as primeiras capas de várias edições Também apareceu como personagem complementar, nas páginas da revista SUB-MARINER COMICS (1-21) de 1941 a 1946; e ainda, ocasionalmente, nas revistas MYSTIC COMICS E DARING COMICS.

O Anjo já era ativo desde 1936, data da primeira aventura de Tocha Humana e Príncipe Submarino. Lutou na Segunda Guerra Mundial, ao lado de Namor , combatendo os NAZOMBIES, e posteriormente tornou-se membro efetivo do ALL- WINNERS SQUAD e V BATTALION.

IDADE MODERNA
Em março de 1972, evocado por RICK JONES, surgiu brevemente nas páginas de Os Vingadores, No. 97, junto com SKUL FLAMING (Crânio Flam jante), THE FIN (Barbatana), PATRIOT (Campeão) e THE VISION (Visão da Idade Dourada), para ajudar os Vingadores a combater os vilões do raça SKRULL. Também apareceu na IINCRÍVEL HULK.. 2, 432-433, de agosto-setembro de 1995 e na SUPER-HERÓIS MARVEL, No. 7 de outubro de 1991.

Holloway permaneceu ativo como o mais velho personagem da TIMELY COMICS até que se descobriu, fazia parte do grupo SCOURGES OF THE UNDERWORLD (Grupo de Vigilante) que assassinou inúmeros vilões e arquiinimigas. Para escapar dos Agentes da Lei, decidiu simular a própria morte. Algumas vezes, foi substituído por um irmão, que assumiu o papel do herói.

O FIM
A última notícia sobre ele é a de que estava vivendo, como desabrigado, na região da baixa MANHATTAN, quando foi emboscado e assassinado pelo super-vilão ZEITGEIST. Ignora-se o que aconteceu com o irmão que o substituía.






PARA LER UMA HISTÓRIA COMPLETA DO ANJO clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário