terça-feira, 29 de novembro de 2011


FELIZ NATAL  2011
Imagine a felicidade repetida em cada lugar, com direito a símbolos espalhados por praças e ruas (com destaque para o Papai-Noel) e lembranças revividas até nos mais despretensiosos encontros. Juntem-se as cores brilhantes, a trilha sonora própria (jingle bells) e um inefável estado de espírito natalino; eis a fórmula que conduz as pessoas ao gozo nostálgico da infância inocente e feliz, temperado com as manifestações de solidariedade, caridade e bem-aventurança e com o encanto próprio das festividades do Natal.

Com fundamento nessas premissas, desejo a você leitor amigo tudo de bom, tudo de novo que poderá acontecer num novo dia que vai chegar.

Que este Natal lhe traga mais esperanças, mais solidariedade, mais amor, mais tolerância e mais sensibilidade para com os demais seres vivos, humanos e não-humanos, todos passageiros da mesma nave que se chama Terra.  (José Queiroz)

QUEM É PAPAI-NOEL
A origem da imagem do Papai Noel está associada ao Bispo Nicolau que ajudava aos pobres, deixando um saquinho de moeda em suas chaminés. No início, o Papai Noel era representado com vestes marrons, típica de bispos. Seu atual visual é atribuído ao cartunista Thomas Nast que o retratou com as atuais vestes vermelhas. Alguns atribuem o visual do bom-velhinho à Coca-cola, o que não procede, esta foi responsável por maior divulgação das vestes vermelhas.


A lenda descreve um velhinho rechonchudo, com feições bondosas que se veste de um casaco vermelho com gola e punho de manga branca, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Distribui seus presentes em um trenó puxado por renas voadoras que se chamam Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário