sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

COLEÇÕES E COLECIONADORES


POR QUÊ AS PESSOAS ADORAM COLECIONAR? (E AMAM AS SUAS COLEÇÕES?) José Pinto de Queiroz Filho 

TIP TOP COMICS, 43, NOVEMBRO DE 1941
PAIXÕES
Pergunte a cem pessoas porque elas colecionam revistas de HQs antigas, e provavelmente receberá cem respostas diferentes. Talvez, essa mania apaixonada de colecionar, vai se ver, não passa de mero desejo infantil de eternizar as vivências obtidas com a leitura de HQs, na tentativa de recriar um universo pessoal, seguro, prazeroso.  O certo é que sempre encontramos, no âmago, paixões primárias – pela saudade de si mesmo, pelo resgate do passado, pela preocupação em informar a nova geração e, finalmente, pelo amor as HQs nostálgicas. Há, ainda, outra, secundária para o colecionador inveterado: a paixão pelo lucro.

Quaisquer que sejam, tais paixões tornam as pessoas mais felizes e lhes proporcionam um passatempo ou meio de vida que podem ser divertidos e, até, terapêuticos. Neste artigo, tentaremos explicar porque tantos colecionadores cultivam a arte de colecionar, preservar e restaurar, e como ela diverte, gratifica e enriquece a todos que o fazem.

                 Kendi Sakamoto, UM COLECIONADOR E SEUS 70 MIL GIBIS
MEMÓRIAS
Recordações felizes ativam reações positivas. Por isso, as pessoas adoram colecionar reminiscências dos (bons) momentos dourados, tais como: férias, romances, amizades, eventos esportivos, filmes, espetáculos de televisão, revistas de quadrinhos, e assim por diante. O colecionador dedica-se a adquirir, preservar, consumir e estudar - para inteirar-se acerca das coisas relativas aos eventos passados, particularmente os de sua infância.

Belas e jovens Solange Brait e Aila Keiny, presentes no 1º Encontro de Colecionadores de gibis, revistas, filmes, Estação da Luz, São Paulo.

















Observe um colecionador, em estado de graça, contemplando um gibi antigo: irrompe irresistível impulso para aproximar-se, tê-lo mais perto de si. O objetivo, enfim, é de possuir, assenhorar-se, de alguma forma, desse objeto usufruído na infância. Neste momento surgem exclamações dos tipos: “Tive um destes quando era criança!”, “Estou fascinado!”, “É uma sensação encantadora!”, “UAU!, pagarei qualquer preço por ele!”,  Como teria sido bom, se tivesse conservado a minha coleção!”
                                               Gibis, à mãos cheias!!


Entretanto, se todos que possuíram gibis os tivessem guardado, provavelmente não haveria colecionadores e esse artigo não precisaria ter sido escrito.

Na verdade, o ponto central que nos interessa, é o de como um objeto do passado sensibiliza o colecionador do presente. Quando alguém se confronta com algo que toca a sua memória, a provável reação é enlevar-se, envolver-se emocionalmente, experimentando vivências que emergem dos confins de sua memória. Então, pára, encantado, examina o objeto, toca-o -, se lhe for permitido -, suspira, recoloca-o no lugar, olha para todos os lados, e provavelmente o apanha outra vez.

Álbum Gigante, EBAL - edição extra - A Pata da Gazela

Necessita, ardentemente, tê-lo o mais próximo de si. Mais alguns suspiros, outra dose de recordação, e se o preço for razoável (e os sentimentos bastante intensos), o compra, sem mais delongas. Se você conhece algum colecionador, deve ter testemunhado as paixões que o objeto do desejo produz nele. O relato abaixo emblematiza o encontro de um colecionador com o seu objeto de desejo. Atente, particularmente, para as emoções expressas nas linhas e nas entrelinhas:

 “Amigo Queiroz
Eu não tenho o GURI, no. 135. Mas lá por 1985, mais ou menos, encontrei numa casa de XEROX, um camarada com essa revista. É claro que fiquei LOUCO! Consegui dele permissão para XEROCAR ali, na hora, sob o olhar dele. Fiz em redução de 19%, de duas em duas páginas. Ele não permitiu tirar os grampos da sua revista, e disse que estava com pressa... FOI ASSIM QUE TIREI A CÓPIA DO GURI 135,  em 30 cópias. UFA!  Foi uma situação de nervosismo(...) Agora estou 'calmamente' lhe remetendo essa preciosidade. Sei que você também vai ficar 'louco' ao começar a folhear o ano de 1946, representado nestas cópias de XEROX... Jotabar "

O Guri Cômico, 135, de janeiro de 1946



Mas, por quê tudo isso? Provavelmente porque através da posse do objeto de desejo, o colecionador redescobre a juventude de outrora. Tais sentimentos produzem o milagre de fazer uma pessoa, de qualquer idade, voltar à infância – tornando-o capaz de saborear o passado através de objetos sobreviventes -,tão mais preciosos quanto mais antigos e difíceis de serem achados.

DESEJOS MÚLTIPLOS
Para o colecionador de gibis, seus objetos de desejo são os mais diversos. Alguns externam desejos inusitados de colecionar álbuns de figurinhas, “cards”, filmes e seriados antigos, óculos bicolores utilizados para visualizar revistas de quadrinhos em 3D, etc. Mais a maioria se dedica, habitualmente, às revistas de heróis e super-heróis -, os chamados “personagens do bem”.

Claro, existem colecionadores que adoram bandidos, as megas-estrelas do mundo dos criminosos, isto é, “os odiados vilões amados”, no dizer de Carlos Modesto, admirador confesso do folclórico Dr. Sivana. Justifica-se, considerando que todos temos um lado sombrio. E os vilões de nossa preferência refletem esse lado politicamente incorreto que nos dá um estranho e confortável sentimento de cumplicidade e conforto. Ou talvez, ocorra o oposto: matamos nossos demônios e enfrentamos nossos medos, quando colecionamos e acolhemos com compreensão e simpatia, os agentes do mal. É por isso que existem, e ninguém pode negar, vilões, monstros, demônios que fascinam – Lex Luthor, Coringa, Duas-Caras, Dr. Destino, Frankenstein, Drácula, o próprio Diabo, Hitler, Espectro Verde (não o herói da DC, mas o inimigo do Príncipe James -, o Mr. Justice da década de 40, de Blair e Cooper), etc. De qualquer modo, a preferência por heróis ou vilões, é um processo sempre permeado pelo amor.

SANTO GRAAL  

Almanaque de O Globo Juvenil, 1949  
Ás vezes, completar uma coleção converte-se num problema de difícil solução, principalmente quando não se consegue encontrar aquela objeto raro – verdadeiro Santo Graal - necessário para completá-la. Pode ser qualquer coisa: uma revista, um fragmento, uma página, uma história ou uma capa (lembro-me, como exemplo, da busca pela capa de O Lobinho, no. 62, publicada no GJ, questão levantada por Dâmaso, solucionada por Federighi, romanceada e publicada por Barwinkel e ilustrada por Losso). Uma vez encontrado, o resultado produz inexcedível sensação de triunfo no colecionador, pelo menos até a o aparecimento de outro objeto raro, difícil de ser encontrado.

Adquirir, manter, preservar uma coleção faz bem à mente, ao espírito e ao corpo físico do colecionador. Acontece, porque as pessoas vêem as coleções como sendo extensões de si mesmas. Na medida em que cresce a coleção, cresce também a satisfação e a auto-estima do colecionador. Toda adição lhe traz felicidade pelo usufruto estético e pelo enriquecimento em conhecimentos, ou ambos. Como tal, cada objeto torna-se um meio para dar plenitude à alma do colecionador.

Jorge Barwinkel, meu Gênio do Bem, era um colecionador que encarnava os gibis de todos os tempos.

O amor por si mesmo, transforma o colecionador em arauto da própria busca: procura, pesquisa, indaga, sempre ocupado, raramente enfadado. Quando não está cuidando de suas coleções, busca e consulta artigos ou comunica-se com outros colecionadores afins. Para a maioria, a investigação nunca se termina; para muitos, não existem limites, pois a sua busca nunca terá fim... até que ele – o colecionador - se finde. São os chamados megas colecionadores - que adquirem acumulam tantas unidades quantas podem encontrar. Tamanha é o acervo de suas aquisições, que, às vezes, exigem o acréscimo de uma nova residência - é o caso do colecionador baiano Aimar Aguiar, que possui três casas, mantidas para guardar a sua imensa coleção de revistas em quadrinhos. Outros fazem doações, contribuindo para a abertura de museus (foi o caso do falecido fanzineiro, Ionaldo Cavalcante).

Muitos adquirem conhecimentos profundos sobre o tema, vão escrever livros, teses, ou se tornarem negociantes de gibis; existem os que se transformam em experts em quadrinhos (Álvaro Moya e Waldomiro Vergueiro são professores universitários, especialistas em HQs); alguns publicam fanzines, e outros se limitam a continuar colecionando - em Salvador, Carlos Calmon é um dos maiores colecionadores de quadrinhos, do Brasil. Os caminhos são variados, mas todos compartilham de um tipo especial de alegria esfuziante, que jamais sentiriam se não fossem os quadrinhos. 

PAIXÃO PELA HISTÓRIA
Muitos colecionam com o objetivo de pesquisar as histórias em quadrinhos, buscando dados que não somente os deixem informados, mas, também, fiquem preservados para o usufruto das próximas gerações. Vestem a camisa de especialistas, investigando profundamente, e compartilhando seus achados. (Adolfo, Dâmaso, Magnago e Barwinkel, dentre outros, são exemplos elogiáveis de tal prática). Esforçam-se para conferir autenticidade aos registros, compartilhando com os demais interessados todas as informações, da forma mais ampla possível.

Orgulham-se do trabalho de preservação de suas coleções, pensando em repassar, para a posteridade, o conhecimento entesourado, acreditando que permanecerá (e crescerá) mesmo depois de sua morte. (Repito o recente exemplo de doação de revistas, feita por Ionaldo Cavalcante).

LUCRO
O lucro inspira muitos colecionadores a comprar e vender, mas para colecionadores apaixonados, o valor monetário de um artigo é secundário, quando comparado com os valores sentimental e histórico. Aliás, os que visam unicamente o lucro não são, habitualmente, bem vistos por esses colecionadores.
Na verdade, o valor primeiro de uma coleção, o afetivo, é dado pelo dono e por seus pares. Se você ama os seus gibis, esse amor embute neles o valor essencial de sua posse.

PARA FINALIZAR, UMA OPINIÃO DE PERITO
Muitas coleções podem, eventualmente, ficar mais valiosas, mas o melhor conselho, dado por peritos, para qualquer colecionador, é de que sempre deve comprar guiado pela emoção, orientado pela paixão, pelo carinho, pela satisfação que o objeto de desejo lhe proporciona, buscando, concomitantemente, a melhor condição possível. Desta forma, nada pode dar errado e a sua coleção terá sempre um valor nostálgico inestimável. E é somente...


Um comentário: