domingo, 20 de novembro de 2011

HANGMAN, CAMPBELL E STORM


CAMPBELL ERA O ROTEIRISTA


Em 1943, George Storm desenhou  para a DC, BUZZI, um personagem caricatural.


Herói: HANGMAN, O CARRASCO (VINGADOR ou EXECUTOR).   
Mídia: Quadrinhos.   
Publicado pela editora MLJ.   
Estréia: 1941.
Criadores: Cliff Campbell (roteiro) e George Storm (arte).
________________________________________  
À semelhança de Batman, a carreira de O Vingador como herói uniformizado para combater o crime  também foi inspirada pela vingança. Entretanto, diferentemente de Batman, ele levou muito mais a sério o papel de vingador, melhor dizendo, de um EXECUTOR, comportando-se de forma muito mais severa – não só na simbologia quanto nos métodos de ação.

O símbolo maior de O Vingador, utilizado para gerar o medo nos corações dos inimigos, não era um simples morcego, mas a forca e o laço projetados em forma de sombra para anunciar a sua chegada.


Outra marca das histórias do personagem era a de que o criminoso ou era morto durante a luta ou então assassinado pelo próprio Vingador sempre que ele julgasse apropriado. 


Em sua identidade civil chamava-se Bob Dickering. Seu irmão John Dickering era, na verdade, O Cometa, super-herói criado por Jack Cole. Depois de capturar o gângster “Big Boy Malone”, O Cometa foi atacado em sua casa pelos comparsas de Malone. Porém, eles confundiram Bob com o John e o raptaram. O Cometa conseguiu salvá-lo, mas durante o resgate foi assassinado pelos bandidos. O segundo herói de quadrinhos assassinado- o primeiro foi 711*, criação de George Brenner - e ressuscitado como tantos outros, não escapando ao destino da maioria.

Revoltado, Bob fez um juramento de vingança contra todos os criminosos e tornou-se um novo flagelo dos malfeitores da cidade. Também assumiu o elenco secundário do irmão, tornando-se inclusive noivo de Thelma Gordon, antiga namorada de O Cometa.


Diferentemente do que pensávamos, CLIFF CAMPBEL foi o roteirista das histórias, enquanto GEORGE STORM, este sim, ocupou-se dos desenhos “caricaturais” das primeiras aventuras do personagem, incluindo aquela da morte do Cometa.
  
A aventura que se segue está sendo publicada a pedido (e em homenagem póstuma) a HOPPYLOSSO. Da mesma forma, o filme de faroeste quadrinizado, com GENE AUTRY, de 1939, com péssima qualidade gráfica.


José Pinto de Queiroz Filho


*Em breve, falaremos um pouco mais de 711, um detetive obscuro da editora Quality que foi fuzilado impiedosamente por seu maior inimigo, Oscar Jones Racketeer.
DOWNLOAD - baixe aqui uma história de HANGMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário