domingo, 11 de dezembro de 2011

PRESENTÃO DE NATAL!!!


FOGO CONTRA ÁGUA
O confronto entre o TOCHA e o SUBMARINO


Era o mês de novembro de 1940. A Editora Globo lançava, nas bancas de jornais, o GIBI MENSAL, no. 238A, com uma grande surpresa: A TOCHA HUMANA (no Brasil,  o nome era grafado assim) duelando contra NAMOR, O PRÍNCIPE SUBMARINO.

NAMOR foi o primeiro anti-herói das histórias em quadrinhos. Quer um exemplo? No GIBI MENSAL, de junho de 1941, ele desferiu sonora bofetada no rosto de LANA HARRIS, após haver socado seu namorado THEO ROBINSON. LANA (cidadã norte- americana) era noiva de THEO, mas foi raptada por NAMOR que se decidiu casar com ela para torná-la a princesa de Aquária e herdeira de toda a Antártida. Para isso, submeteu-a a uma operação que lhe permitiu respirar debaixo d' água. Só que esqueceu THEO, o noivo revol­tado. Ele segue o sua noiva, a retoma de NAMOR e volta para NOVA IORQUE. SUBMARINO os persegue e aplica uma sova no rival. LANA aproveita e dá-lhe um tiro nas costas (Namor tinha a pele invulnerável). Por isso, recebe um tapa, politicamente incorreto, similar ao que Rhett Buttler (CLARK 6ABLE) aplicou no rosto de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) no filme Gone with the Wind (E O VENTO LEVOU).

Mas o que interessa aqui é a pugna entre NAMOR, o mau-caráter (os políticos norte-americanos costumam chamar de mau-caráter todos os que contrariam os seus interesses), e A TOCHA HUMA­NA, o super-herói correto. Na década de 80, a MARVEL resolve publicar uma nova versão do mesmo script, porém mais enxuta, com excelen­tes diálogos e desenhos magistrais. O PORTAL teve a imensa satisfação de publicar a HQ, até aquele momento, inédita no Brasil, como presente de NATAL.

Mas, hoje, 2011, a coisa vai ser diferente. Estamos disponibilizando para você, leitor amigo, o download da HQ da TOCHA HUMANA versus SUBMARINO publicada originalmente no verão de 1942 pela editora TIMELY COMICS (precursora da atual MARVEL COMICS). No Brasil, foi publicada pela EDITORA RGE, em preto-e-branco, na EDIÇÃO DE NATAL do GIBI, de dezembro de 1945. Aqui, você a verá á cores, com a nossa tradução. Por isso, recomendo que procure um lugar tranqüilo, relaxe e se deleite com a versão original deste fabuloso duelo que marcou afetivamente os gibizeiros de outrora. (Queiroz)

Fazer o download AQUI

2 comentários:

  1. Gostei do blog. Quer parceria? meu blog: www.desenhuras.blogspot.com. trata de desenho e quadrinhos.

    um abraço,
    David

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim, amigo David. Aliás, já conheço o seu blog e gostei muito dele. Como faremos a parceria?

    ResponderExcluir