sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012









Olá, Queiroz Filho! Obrigado pela sua rápida resposta: 

Q. Fiquei imensamente satisfeito com esta oportunidade de restabelecer o contato com o amigo.

A. Mas tivemos contato recentemente -- ou deveríamos ter tido:  Lhe escrevi em 11/12, agradecendo e mandando-lhe mensagens natalinas, e antes disso em 23/10 (mas não recebi resposta, então não sei a mensagem chegou), e um pouco antes, em 9-10/08, trocamos e-mails; então, acho que o contato nunca esteve interrompido... 

Q. Deste viés, você parece ter razão. Acontece que habitualmente eu respondia ao leitor do PORTAL de papel nas páginas do próprio fanzine - excetuavam-se raras respostas por email. Ao receber a correspondência a transcrevia para as páginas do próximo PORTAL e descartava os originais. Em parte do intervalo de tempo citado por você suas cartas foram transcritas para ser publicadas no almanaque de Natal do fanzine. Com o seu cancelamento todas as correspondências enviadas foram perdidas... Uma pena, pois agora poderia publicá-las no blog.

Grato pelos elogios. Sobre respostas e comentários de leitores o amigo tem razão. O retorno da mídia internet tem características diferentes da mídia de papel, mas, acredito, talvez um dia, quem sabe, a participação dos leitores poderá se tornar mais efetiva e interativa. 

A.  Pelo que noto quanto a publicações de fãs nos EUA via internet (fanzines em on-line -- muitos deles, de FC, em http://efanzines.com -- blogs, podcasts, etc.), onde a atividade envolve muito mais gente que no Brasil, e há mais tempo, isso não mudou e não tem perspectivas de mudar: Parece, mesmo, ser um 'ambiente' com outros 'usos e costumes' do que o dos fanzines em papel.

...um dia, quem sabe, a participação dos leitores poderá se tornar mais efetiva e interativa.

Q. Aproveitando, pergunto ao amigo: Você conhecia Gilbrail Wolff? Se conhecia, poderia me informar os detalhes de seu falecimento (data, causa, etc...)?

A. Sinto, dele só conheço o nome, e ainda assim 'de segunda mão'. 

Q. Pois é, recebi um comunicado breve e direto informando sobre a sua morte. Gilbrair fui um dos mais fiéis e entusiasmados leitores do PORTAL. Lembro-me, ainda, que ele me presenteou com um pacote de mais de 50 capas (e contracapas), impressas e a cores, da revista O Guri dos Diários Associados para utilizá-las no PORTAL Zine.

Buscando estimular novas correspondências, publiquei a sua carta no blog.  A comunicação também pode ser feita através do item comentários.

A. Então, provavelmente isto é que explica o motivo de sua resposta ter vindo em duplicata:  Um exemplar enviado por "José Pinto de Queiroz Filho " e outro por "MEDICINA E COMUNICAÇÃO " -- e eu tinha escrito para "José Pinto de Queiroz Filho "!  Achei muito, muito estranho tudo isso...  Qual desses múltiplos endereços devo usar (além destes 3, tenho registrado o "José Pinto de Queiroz Filho " e o "José Pinto de Queiroz Filho "), quando lhe escrever?!? 

Q. Todos os endereços continuam ativos. O amigo pode escolher qualquer deles. Entretanto, o que mais venho usando no momento é: mrjustice2010@hotmail.com.

A. Quanto à publicação no blog, se ajudar nas suas atividades fanzinísticas, tudo bem; mas, como lhe contei, não 'sigo' blogs (por isso é que achava boa a periodicidade maior de um zine em papel). 

Q. A minha preferência também era pelo zine de papel, mas o que perdi de liberdade e criatividade de composição e design, ganhei em rapidez e no uso imensurável das cores.

Para terminar, solicito-lhe, se possível, que me envie uma nova foto sua para o meu arquivo.

A. Sinto, mas creio que faz mais de 10 anos que não tiro nenhuma foto nova, e nas que tiro (naturalmente) eu não apareço... 

Q. Uma pena! Mas tudo bem! Continuarei a utilizar a cópia defasada que tenho.

A. E ainda ficou a dúvida: Conseguiu recuperar alguma(s) das suas impressoras HP?

Q. HP e impressora soam aos meus ouvidos como frustração, desfaçatez, assalto ao bolso do consumidor, decepção, incompetência e má fé do fabricante... Bem que tentei consertá-las, mas não obtive êxito... Desisti! Estou no processo de presenteá-las a quem quiser. Moral da história: as probabilidades de voltar ao fanzine impresso são ínfimas e incertas...   


[]s, a) Alexandre Yudenitsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário