domingo, 5 de fevereiro de 2012


THE WHIP

Compilação: José Pinto de Queiroz Filho

O Chicote é o apelido usado por pelo menos quatro super-heróis da DC Comics, mas o personagem que nos interessa aqui é o cowboy que  fez sua primeira aparição em Flash Comics # 1, para muitos, um plágio disfarçado de Lone Ranger, que se chamou Zorro, no Brasil. Não me pergunte porquê...

1.  Mídia: Gibi. Editora: DC Comics. 
2.  Apareceu pela primeira vez em 1940. 
3.  Criadores: John Wentworth (roteiro) e George Storm (desenho). 





 Primeiro número de Flash Comics com a estréia de The Whip (Chicote, no Brasil)

Flash Comics  foi uma revista de quadrinhos publicada pela All-American Publications e os periódicos nacionais mais tarde ( DC Comics ). O título teve 104 edições de janeiro de 1940 a fevereiro de 1949. Embora o nome do gibi tenha sido Flash Comics , o Flash era somente um dos vários heróis da revista. Muitos personagens da DC Comics estrearam em Flash Comics, incluindo o próprio Flash, Gavião Negro, Mulher-Gavião (como Shiera Sanders), Canário Negro, Johnny Thunder e The Whip. Mais tarde The Flash teve seu gibi próprio com histórias somente suas, que alcançou 32 edições entre o verão 1941 a janeiro de 1948.

No final da década de 1940, os super-heróis perderam o prestígio, as vendas caíram e a maioria dos títulos foi cancelada. Flash Comics desapareceu em 1949 com a edição # 104. Quand, mais tarde, a DC Comics publicou um gibi exclusivo para The Flash da Era de Prata, Barry Allen, a série recebeu a numeração antiga do Flash Comics começando a partir da edição # 105.
Os heróis publicados na revista Flash 
Comics incluíram:

§  The Flash - edições # 1-104
§  Hawkman - edições # 1-104
§  Johnny Thunder - edições # 1-91
§  The Whip
§  Cliff Cornwall
§  Patrulha Fantasma
§  Canário Negro - edições # 92-10

Fernando Suarez (El Castigo)
O primeiro The Whip foi Don Fernando Suarez. Em 1840, no México, Fernando era o protetor dos pobres de uma pequena cidade mexicana. Seu nome era El Castigo , que foi traduzido do espanhol como The Whip.

Lash Johnny
O segundo The Whip não teve nenhuma relação com Don Fernando. Seu nome era Lash Johnny , e ele apareceu em Crack Western # 70, publicada pela editora Quality Comics .

Rodney Gaynor
Em uma viagem aos Estados Unidos, Rodrigo "Rodney" Elwood Gaynor (um descendente de Don Fernando Suarez, o chicote original) ficou profundamente perturbado com o tratamento dado aos cidadãos pobres de uma pequena cidade mexicana. Uma vez que Rodney descobriu seu antepassado alter-ego do Chicote, tratou de revivê-lo e começou a lutar contra os barões perversos da cidade, com a ajuda de seu cavalo, Rei. Rodney, às vezes, encontrava-se com O Vigilante (Greg Saunders) e tornou-se um membro do All-Star Squadron .

Leia, a seguir, uma história a cores com The Whip. Como sempre a tradução do inglês é minha.

§  O Chicote (Rodrigo Gaynor) no DB Comic Book
Referências:
§  The Whip (Don Fernando Suarez) no Guia de DCU
§  The Whip (chicote Johnny) no Guia de DCU
§  O Chicote (Rodrigo Gaynor) no Guia de DCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário