sábado, 24 de março de 2012

CORREIO DO PORTAL

D E S A B A F O 



Recebi a seguinte correspondência:

Amigo Queiroz
Tive que me ausentar do país – estou a dois anos afastado do Brasil residindo no Cazaquistão[1]. Como e por que fui prá lá? É uma história muito longa, tem a ver com o meu trabalho na Petrobras... um dia lhe contarei tudo. No momento, desejo falar sobre o PORTAL Zine. A última edição que recebi foi a de No.74 de julho – agosto – setembro de 2010. E depois, nada mais, só silêncio. Felizmente, algum tempo depois, pesquisando os quadrinhos na internet descobri o seu blog. Soube, então, que o amigo havia deixado de publicar o PORTAL de papel, substituindo-o pelo blog. Embora continue adepto do fanzine de papel comecei a acompanhar o Portal virtual. Melhor ele, do que nenhum.

Você continua ímpar, publicando o que quase ninguém publica: HQs completas da Primeira Era de Ouro dos Quadrinhos, à cores, muitas inéditas no Brasil; artigos, comentários, notícias, curiosidades sobre os gibis e seus personagens de ontem e de hoje. Tudo muito bom.

Mas, observei um fato que considero, no mínimo, desagradável. Diferentemente, do leitor do PORTAL de papel, você não tem interlocutor para dialogar, trocar opiniões, colaborar, enfim que dê retorno ao que você publica. E como se você estivesse falando sozinho, dialogando com as paredes; e isto, tenho certeza, não é nem um pouco motivador; não é uma atitude adequada de seus leitores. Pode inclusive desestimulá-lo, a tal ponto, que você poderá desistir de continuar com o seu valioso trabalho.

Você tem alguma idéia do porquê isto está acontecendo? Já pensou em investigar a questão? Faço-lhe esta pergunta porque fiquei preocupado com a possibilidade de repito, mais cedo ou mais tarde, você desistir do blog.
Sinceramente, José Nóvoa


Amigo Nóvoa
De início, é um prazer contatar outra vez com o amigo. Principalmente, através do recebimento de uma correspondência oriunda do distante Cazaquistão. Sobre a questão que a amigo coloca, realmente, já observei este fato. E por enquanto não tenho a mínima idéia do porquê os leitores do blog não escrevem comentários. Confesso-lhe que já pensei em encerrá-lo, porque fica a impressão de que o seu conteúdo não estimula os leitores a comentar as posts. Mas que atrai leitores, atrai. Já estão contabilizados cerca de 61.112 acessos (até 21.03.2012, numa média de 100 leitores por dia). E esta sensação de dialogar com as paredes, como o amigo tão bem caracterizou, é realmente uma experiência extremamente desagradável.

Entretanto, vou aguardar mais um pouco. Na verdade, divulgo os quadrinhos da Primeira Era de Ouro como um hobbie que muito me agrada, mas é lógico que  também gostaria de receber um retorno de meus amigos leitores. Poderia aprender ainda mais sobre as HQs e seus personagens. Mais enfim, nem sempre podemos o que queremos... Por enquanto, não tenho nenhuma intenção de interromper o blog. Sendo assim, só resta esperar que os eventos se desdobrem. Cordialmente, José Pinto de Queiroz
 Filho

ATENÇÃO!!
VEM AÍ,
A ODISSÉIA DE NATHANIEL NIR!
UMA HISTÓRIA À CORES DE MINHA AUTORIA (jOSÉ QUEIROZ)



[1] Fica no oriente médio e fazia parte da antiga URSS . Com a dissolução da União Soviética, tornou-se independente em 16 de dezembro de 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário