O LOBINHO
Compilação: José Pinto de Queiroz
Filho
Adolfo Aizen foi um jornalista e editor brasileiro. Aizen, que é cognominado por muitos como o "pai dos quadrinhos", foi um dos principais responsáveis pela introdução, no Brasil, das histórias em quadrinhos norte-americanas, como Mandrake, Tarzan, Dick Tracy, Príncipe Valente eFlash Gordon.
Sempre se acreditou que Aizen tivesse nascido em Juazeiro,
na Bahia. Mas
o escritor Gonçalo Junior, afirma em seu livro A Guerra
dos Gibis, de 2004, que Afonso Aizen era um judeu russo e não
baiano (embora tenha morado na Bahia). Esse fato tem grande importância porque
naquela época um estrangeiro não podia ser proprietário de uma empresa de
comunicação no Brasil.[1]
Aos 15 anos,
mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 1933, começa a trabalhar na editora "O Malho",
responsável pela Revista O Tico-Tico.[1]
Em 1934, após
haver chegado dos EEUU, onde se mostrou interessado em publicar histórias-em-quadrinhos no Brasil, lançou o famigerado "Suplemento Juvenil", com as aventuras de
personagens dos gibis estadunidenses cujos direitos autorais pertenciam a King Features Syndicate[2].
Era suplemento,
porque acompanhava um jornal (no caso, o jornal A Nação),
da mesma forma como faziam os jornais de Nova Iorque,
com grande êxito.[1] Com
as ótimas vendas, o suplemento tornou-se uma publicação independente e passou a circular pela editora "Grande
Consórcio de Suplementos Nacionais", fundada por Aizen.[1]
O dono do jornal O Globo (Roberto Marinho) havia recusado a idéia de Aizen, mas quando viu o sucesso da concorrência, resolveu lançar também um suplemento infantil, que chamou de "O Globo Juvenil".
Aizen não
gostou que a palavra "juvenil" tivesse sido usada e lançou uma
revista no formato Standard chamada "O
Lobinho", para evitar que seu concorrente utilizasse Globinho, segundo se conta[1].
A revista
"O Gibi"
também foi lançada (1939) para competir com a revista Mirim, de Aizen (primeira
revista a usar o formato
americano no Brasil). [1]
Em 1945, Aizen
funda a editora de revistas infantis Brasil-América (Ebal), pioneira na
introdução de temas e heróis brasileiros nas histórias em quadrinhos.
Teve três
filhos, dois dos quais trabalharam com ele como diretores da EBAL: Paulo Adolfo Aizen (como diretor-gerente) e Naumin Aizen (como
diretor-editorial) que, depois de sua morte, de certa forma, levaram a editora à falência.
COMO ERA O LOBINHO
Viste ou revisite este O Lobinho clicando no link do fim do artigo
Surgiu como um tablóide, mas logo se tornou um gibi em formato americano. Tinha capas à cores, miolo com 84 paginas, em preto-e branco e custava Cr$1,50. Era editada em papel jornal de péssima qualidade e impressão idem, com pequenas tiragens dai a sua raridade entre os colecionadores. Devido isto, está sendo vendido a preços exorbitantes no Mercado Livre. Por exemplo, o primeiro almanaque de O Lobinho foi vendido por R$6.000,00. As principais HQs traduziam a influência das chamadas revistas "pulps": crimes e assassinatos misteriosos e detetives (uniformizados ou não) que se propunham a solucioná-los.
O Lobinho no. 19
Surgiu como um tablóide, mas logo se tornou um gibi em formato americano. Tinha capas à cores, miolo com 84 paginas, em preto-e branco e custava Cr$1,50. Era editada em papel jornal de péssima qualidade e impressão idem, com pequenas tiragens dai a sua raridade entre os colecionadores. Devido isto, está sendo vendido a preços exorbitantes no Mercado Livre. Por exemplo, o primeiro almanaque de O Lobinho foi vendido por R$6.000,00. As principais HQs traduziam a influência das chamadas revistas "pulps": crimes e assassinatos misteriosos e detetives (uniformizados ou não) que se propunham a solucioná-los.
O Lobinho no. 19
O conto, em
texto, era um recurso utilizado pelos EUA para obter um porte postal mais em
conta. No Brasil, cópia desnecessária do que se fazia nos EUA, pois não existia
no país a lei de redução do porte postal.
Adolfo Aizen era
o seu diretor. Foi assim O Lobinho da década de quarenta. (Queiroz)
- ↑ a b c d e f , Gonçalo Junior Editora Companhia das Letras, A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964, 2004. ISBN 8535905820, 9788535905823
- ↑ Toni Rodrigues. Flash Gordon no Planeta Mongo (Ebal). Universo HQ.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolfo_Aizen
LEIA MAIS SOBRE O LOBINHO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário