quinta-feira, 15 de março de 2012

HQ DA LOURA FANTASMA

LOURA FANTASMA

No Brasil a heroína aparecia em O GURI da editora o Cruzeiro






























A heroína apareceu pela primeira vez  em 1946. Criadores: Stan Lee (escritor) e Syd Shores (artista).

Breve histórico
Louise Grant, nasceu em Hoboken, New Jersey, foi secretária do detetive particular Mark Mason. Apaixonada por seu chefe e querendo ajudá-lo a solucionar os casos, ela adotou a identidade secreta da Loura Fantasma.
Para se transformar, colocava uma máscara preta, estilo dominó e vestia um sensual vestido de noite de cor vermelha, com uma fenda estratégica que mostrava as suas pernas torneadas; nos pés, calçava elegantes sapatos de salto alto.

Sem ter qualquer super-poder defendia-se valendo-se de sua excelente condição atlética e a habilidade na prática das artes marciais. Como complemento, carregava uma pistola de calibre 45.

Com um vestido de noite comprido, sapatos de saltos altos, pergunto:  Como poderia nossa heroína lutar contra os marginais sem tropeçar nas próprias roupas ou nos próprios sapatos? Trata-se de (mais) um milagre dos quadrinhos que só o seu roteirista, Stan Lee, poderia explicar. Será mesmo que poderia?

Tempos depois, Louise, casou-se com Mark – tornando-se, finalmente, a Sra. Louise Grant Mason - e teve dois filhos, Wanda e Earl.

DESDOBRAMENTOS (criação mais recente da Marvel Comics)
Após o casamento aposentou-se da luta contra o crime. O casal foi feliz por muitos anos até que Mason morreu. Mais tarde, Louise começou a trabalhar como secretária jurídica do promotor Blake Torre. E voltou a ser a Loura Fantasma na série intitulada A Sensacional Mulher-Hulk , trabalhando  lado-a-lado com Jennifer Walters (a She-Hulk).

FATOS CURIOSOS
Em 1998, num concurso promovido pela revista Guia do Comprador de Gibis, seus leitores a classificaram como uma das 100 mulheres mais sexys dos quadrinhos.

Já adulta, sua filha Wanda também assumiu a personagem e se tornou uma nova Loura Fantasma.

Referências:

A INGENUIDADE DOS ROTEIROS DOS GIBIS DE ANTIGAMENTE
Recomendo que você, amigo leitor, faça o download, leia a história e depois, só depois, leia  estes comentários, para entendê-los melhor.

Outra capa de O GURI Mensal; este é de no. 198

Analisando a história da Loura Fantasma (faça primeiro o download e leia a história). 

O título
O título da aventura, Perigo do Passado, é sintético mais enganoso: a idéia que passa para o leitor é de que um fantasma do passado (vide desenho) deverá lutar com espadas contra o detetive particular Mark Mason.

Mark Mason 
O diretor do museu americano credita a Mark Mason competências que ele não possuiquando diz que: “...Mark Mason, é o homem indicado para levá-la”. Veja porque:

1. Mark é perigosamente indiscreto para exercer a atividade de um detetive particular, pois revela a sua secretaria detalhes de sua missão - por mais que confie nela esta atitude não é a mais acertada. Mais tarde, irá repetir a mesma indiscrição contando tudo à Loura Fantasma.

A irresponsabilidade da secretaria
2. Louise (Glória, no Brasil), mostra-se irresponsável quando abandona o escritório que lhe foi confiado, confessando que “a rotina do escritório é maçante”.

3. Depois, travestida de Loura Fantasma – vestida com a extravagante fantasia, do tipo “já  cheguei” – reflete sobre a possibilidade do roubo das jóias -, e ninguém a está vendo? Parece que nesta aventura os demais passageiros e tripulantes ou não existem, ou são cegos, surdos, mudos ou invisíveis...rsrsrs

O vilão, seu nome e sua roupa
4. O vilão Casaco Vermelho é simplesmente ridículo. Apesar disso, identifiquei no plano que engendrou para roubar as jóias da coroa, certo sentido nobre. Ele não as deseja para si; o que o motivou a recuperá-las foi a necessidade de resgatar a memória de seus antepassados. Logicamente, para ser vilão tem de se comportar como se fosse; ríspido, grosseiro, violento com os seus cúmplices.

Encontro acidental?
5.  No encontro “acidental” de Mark com a Loura Fantasma,  o autor parece querer zombar da inteligência do  leitor. Com um vestido tão espalhafatoso, à vista de todos, logo os demais passageiros e tripulantes estariam comentando a presença da Loura Fantasma a bordo, fofoca que chegaria facilmente aos ouvidos de Mark.

6. E outra vez, o boquirroto conta tudo sobre sua missão para a Loura Fantasma, enquanto a heroína pensa: “Não confio no tal cofre”.

Ação!
7. Os vilões começam a agir. Arrombam o cofre, derrotam facilmente a Loura Fantasma que é amarrada e colocada junto ao imediato, mas numa posição estratégica que possibilita que um liberte o outro. Oh, bandidos incompetentes!

8. No convés, Mark tenta deter os bandidos, é baleado (de raspão), mas antes de perder os sentidos escuta do vilão mor o nome do local aonde irão se encontrar após cometer o roubo
.
9. Com a desculpa de que Mark precisa fazer um curativo com o médico de bordo a Loura põe o detetive para escanteio e vai sozinha ao encontro dos bandidos.

10.          Encontra-os e os derrota (são apenas os atrapalhados cúmplices que foram enganados pelo chefão).

11.  Em dado momento, um dos cúmplices fornece uma pista para localizar o Casacão; ela avisa à Scotland Yard – o que permitirá a Mark encontrá-la depois – e parte para lutar com o Casaco Vermelho, mas é derrotada novamente.

12.  No momento em que está sendo estrangulada chega a Cavalaria Americana, ou seja, Mark Mason e figurantes que lhe salva a vida; Mark começa a lutar com o vilão. No decorrer da luta, o Casacão cai acidentalmente de uma altura considerável e morre.

Final
13. Mark promete a si mesmo descobrir um dia quem é verdadeiramente a Loura Fantasma. Quanta burrice, somada com ingenuidade.

O que se observa: apesar de serem protagonistas, heróis e vilões são personagens mal estruturados, que não possuem qualquer contextualização inteligente, enquanto os coadjuvantes são invisíveis ou inertes ou quase nunca aparecem.

Acontece, diferentemente dos leitores atuais, os infantes da época não estavam nem um pouco preocupados com a lógica e a coerência dos argumentos escritos pelos roteiristas da época. O que verdadeiramente importava eram a ação e a derrota dos vilões. (José Queiroz),

Capa de O GURI Mensal 186, onde foi publicada a história que você, leitor amigo, irá ler após o download



DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário