terça-feira, 17 de abril de 2012

POR QUE GOSTO DE GIBI?


Ferdinando (L'il Abner, de All Capp *)

ESTOU ULTIMANDO  MAIS UM ARTIGO DEDICADO AOS QUADRINHOS, QUE IRÁ SE FUNDAMENTAR NA INTERROGAÇÃO: POR QUE GOSTO TANTO DE GIBI?

SERÁ UMA RESENHA NOSTÁLGICA, COM DESENHOS E ILUSTRAÇÕES, NA QUAL IREI VALIDAR AS HISTÓRIAS-EM-QUADRINHOS COMO FORMA ÍMPAR DE LITERATURA LÚDICA, LÚCIDA, ENVOLVENTE E MÁGICA! 

AGUARDE SOMENTE MAIS UM POUCO, LEITOR AMIGO! (JOSÉ QUEIROZ)



* SOBRE AL CAPP
Al Capp é o pseudônimo por que ficou conhecido o cartunista, escritor, radialista, apresentador de TV e conferencista norte-americano Alfred Gerald Chaplin (28 de Setembro de 1909 - 05 de novembro de 1979), criador de Ferdinando e da Família Buscapé, alguns dos seus mais importantes personagens de histórias em quadrinhos.

Nasceu em Connecticut, nos EUA. Ainda pequeno, perdeu uma das pernas ao ser atropelado por um bonde. Gostava de desenhar desde criança e começou a fazer quadrinhos na adolescência.

Em 1934, cria Ferdinando (Li'l Abnergíria de little Abner, ou pequeno Abner, em inglês) e a Família Buscapé, uma sátira ao mundo e às famílias caipiras dos Estados Unidos: a mãe,Xulipa Buscapé, é uma mulher forte e dominadora, o pai um frouxo, e o cachorro é substituído por uma porquinha, Salomé. Em 1957, a história foi adaptada para um musical daBroadway e, depois, ganhou uma versão cinematográfica. Durante o macarthismo lançou Shmoo, personagem-símbolo do socialismo.

SHMOO, é o personagem símbolo do socialismo. Pode se transformar em qualquer coisa que o seu dono quiser: alimentos, objeto de entretenimento, objeto de prazer, etc. Sua premissa máxima é  a de dar a própria vida para agradar. Reproduz-se numa impressionante velocidade... Se realmente existisse, decretaria o fim do capitalismo...mas não deixa de ser, também, uma crítica lúdica à quimera socialista.

Já famoso, durante a II Guerra Mundial (1939-1945) fez espetáculos humorísticos em hospitais para soldados feridos no conflito. O uso que Al Capp fez da língua foi tão revolucionário que o escritor John Steinbeck o indicou para o Prêmio Nobel de Literatura.

John Steinbeck (1902-1968), nascido em Salinas, 
Califórnia, prêmio Nobel de Literatura de 1962.










Nenhum comentário:

Postar um comentário