terça-feira, 24 de julho de 2012

E-MAILS, E MAIS UM CAPÍTULO DE NYOKA


TAMAR, INFORMA

Tamar seria a própria Nyoka ressuscitada?

Oi,
Não me importa ler o 2º capítulo de Nyoka,depois de haver lido o terceiro.A gente vai pondo as coisas no lugar.

Pior era nos tempos de menina q os capítulos eram exibidos aleatoriamente  no CINE UNIÃO da minha terra.Alguns filmes vi assim,como O LEOPARDO:1º rolo,terceiro,depois o segundo.Em casa a gente punha em ordem dentro da cabeça.” TAMAR


OLHA QUEM RESSURGIU...

Manaus – AM, 22.07.2012

Amigo Queiroz

Olhe eu aqui de novo! Já há algum tempo, estive ensaiando estes rascunhos para postar no seu blog, mas depois de muita elucubração decidi escrever as linhas que se seguem, somente para lhe dizer que o PORTAL é digno da minha admiração por ter se convertido na mais nostálgica, e fantástica máquina de recordações dos gibis de outrora e mais recentemente também do cinema da Era Dourada, (ainda que de forma tímida), após o surgimento do projeto Nyoka.

O seu blog é, incontestavelmente, um maravilhoso locus de deleite para os leitores felizes que viveram a Primeira Era de Ouro dos Quadrinhos; e também para os leitores infelizes que não tiveram o privilégio de desfrutar desta era fascinante. Ditosamente, agora estão sendo recompensados, ao acessar os seus posts nostálgicos. E, então, também se tornam pessoas felizes.

Queiroz, muito obrigado por nos trazer de volta toda essa riqueza nostálgica. Suas postagens sobre os temas citados, são, sem dúvida, as melhores que já vi na internet, nos dias de hoje.

MISTÉRIO INTRIGANTE
Antes de encerrar, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Quem é Tamar? Da minha parte, tenho algumas respostas:
1.  O Projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF (bem aí na Praia do Forte de sua Terra da Felicidade), com a missão de proteger as tartarugas marinhas. O nome é o resultado da combinação das palavras Tartaruga e Mar. 
2.  Tamar é também o nome de uma personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionada como, nora de Judá, filho de Jacó.
3. Etimologicamente, Tamar significa permanecer ereto. Traduz-se também como palmeira, tamareira.

SOBRE A TAMAR, BÍBLICA
Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva. Ela foi então dada como esposa a Onã (onanista?!), o qual também agia mal e se recusava a dar filhos a Tamar, pelo que Deus também o entregou à morte e Tamar continuou sendo uma viúva sem filhos.

Judá procrastinou em dá-la ao seu terceiro filho que era ainda bem mais jovem do que seus irmãos. Assim, Tamar ocultou sua identidade e se disfarçou de prostituta para conseguir que o próprio sogro tivesse relações sexuais com ela, astutamente ficando com o anel de chancela, o cordão e a vara dele como garantia.

Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada. Porém, ao saber que, por meio das manobras dela para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela é mais justa do que eu.”

No difícil parto que se seguiu, Tamar teve gêmeos: Peres e Zerá.

A linhagem messiânica é traçada por meio de Peres, seu filho, até o Rei David.

Só não sei realmente quem é a sua leitora Tamar. Seria uma descendente do oriente médio (árabe, indiano, muçulmano), ou uma brasileira de sangue verde-amarelo? Ou, então, a verdadeira Nyoka ressuscitada?

Mistério... intrigante mistério... mas só responda se quiser ou puder. José Nóvoa

Por enquanto, não posso porque não recebi a autorização de Tamar, mas asseguro-lhe, amigo Nóvoa, que ela existe.

A seguir, faça o download do capítulo dois de Nyoka e o Tapete da Morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário