sábado, 11 de agosto de 2012


TARZAN DOS MACACOS
Edgar Rice Burroughs é conhecido no mundo por por ter sido o criador de Tarzan. Assim, a primeira história de Tarzan foi publicada em outubro de 1912, no romance Tarzan of the Apes (Tarzan dos Macacos), numa revista chamada All-Story. Foi um sucesso imediato e Burroughs escreveu vinte e quatro romances sobre o herói das selvas.

O escritor enriqueceu, pois detinha os direitos autorais sobre sua criação. Por outro lado, alguns dos artistas que desenharam os quadrinhos para jornais (tiras diárias e páginas para suplementos dominicais) reclamavam que ganhavam pouco, pois a maior parte do lucro ia para Burroughs, e após sua morte em 1950, para seus herdeiros.


Mas ele também escreveu outras emocionantes aventuras sediadas em outros planetas e civilizações de terras perdidas. Além do Senhor das Selvas, criou outros personagens de relativo sucesso. Cito como exemplos: Sheena, a Rainha das Selvas, John Carter, de Marte e Nyoka, a Garota das Selvas.

Tarzan nas mídias
Tarzan conseguiu aparecer em todas as mídias conhecidas, mas nos quadrinhos foi um privilegiado por causa dos grandes desenhistas que os retratou. Listo, como exemplos: Hal Foster – o primeiro, que depois notabilizou-se criando e desenhando o Príncipe Valente; Burne Hogarth, considerado até hoje o melhor desenhista do homem macaco; e para terminar Rex Maxon que começou uma longa série de aventuras de Tarzan ainda em 1929, quando Foster se recusou a desenhar "The Return of Tarzan". Dono de um traço duro, que melhorou com o tempo, Maxon desenhava tiras diárias, distribuídas para os jornais do mundo inteiro, mas se encarregou também de páginas dominicais durante vinte e oito semanas em 1931, enquanto Foster não voltava. Maxon desenhou Tarzan até 1947.

A partir de 1968, no entanto, tanto as tiras diárias quanto as páginas dominicais foram entregues a outro artista genial: Russ Manning, Mestre absoluto do preto e branco, Manning desenvolveu uma visão moderna do herói, sem os barroquismos de Hogarth. Vários outros desenhistas se dedicaram ao personagem, muitas vezes anonimamente: Joe Kubert, Dan Barry, John Lehti, Reinman, Ruben Moreyra, Jesse Marsh, John Celardo, John Buscema, Bob Lubbers etc.

Dynamite Entertainment
A Dynamite Entretenimento e uma editora de gibi dos EEUU  fundada por Nick Barrucci in 2005. Ela trabalha com personagens licenciados de outras editoras, mas a sua qulidade principal é a de atualizar os heróis com o máximo de criatividade, sem alterar as suas características básicas. Foi o que aconteceu com Tarzan. Por isso, decidi postar para você, leitor amigo, um exemplar de Tarzan para sua análise. Faça o download abaixo e tire as suas conclusões. (José Queiroz)

 Referências:
http://blogmaniadegibi.com/2012/02/tarzan-de-edgar-rice-burroughs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário