sábado, 27 de outubro de 2012

BARALDI E ZALLA


bARALDI ENTREVISTA ZALLA


PARA MIM, MÁRCIO BARALDI, CARTUNISTA IRREVERENTE, IRREQUIETO E POPULAR SEM SER POPULISTA, É SINÔNIMO DE INOVAÇÃO, ORIGINALIDADE E GENIALIDADE NAQUILO QUE FAZ. TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE,  É UM SER HUMANO SENSÍVEL, UM VERDADEIRO AMIGO ... PARA SE GUARDAR, DEBAIXO DE SETE CHAVES, DENTRO DO CORAÇÃO.(MILTON NASCIMENTO, EM CANÇÃO DA AMÉRICA).

POIS É, BARALDI ME PRESENTEOU RECENTEMENTE COM UMA NOVA E MARAVILHOSA REVISTA E UM DVD INTITULADO AO MESTRE COM CARINHO, CONTENDO UMA ENTREVISTA DE RODOLFO ZALLA,  QUADRINISTA ARGENTINO, RADICADO NO BRASIL.

RECOMENDO, AO LEITOR DO PORTAL, QUE ADQUIRA, LEIA (OUÇA) E GUARDE A REVISTA E O DVD. FIQUEI FASCINADO COM A LUCIDEZ DE ZALLA E A SUA PAIXÃO, SEM LIMITES, PELOS QUADRINHOS. TAMBÉM PELA ENGENHOSIDADE DA EDIÇÃO DA ENTREVISTA QUE TORNOU INVISÍVEL O ENTREVISTADOR DIMINUINDO O RISCO BANALIZADO DE SE FAZER PERGUNTAS E RESPONDÊ-LAS AO MESMO TEMPO, DESCONSIDERANDO AS RESPOSTAS DO ENTREVISTADO. PARABÉNS, MAIS UMA VEZ, AMIGO BARALDI. (JOSÉ QUEIROZ) 

P.S. – PARA EVITAR REDUNDÂNCIAS, APROVEITEI A MATÉRIA PUBLICADA NO ENDEREÇO, EXPLICITADO A SEGUIR, QUE DIZ BEM TUDO QUE GOSTARIA DE TER DITO SOBRE O DVD, AO MESTRE COM CARINHO.

Rodolfo Zalla ganha documentário sobre sua vida e obra *

Por:   |  em 20/07/2012  |  1 comentário


Produzido pelo cartunista Marcio Baraldi e lançado no começo do 2012, o DVD “Ao Mestre com Carinho” é um documentário que conta a história de um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais: Rodolfo Zalla.
Durante muito tempo, as melhores histórias em quadrinhos produzidas no Brasil eram publicadas em algumas revistas de terror produzidas com a cara e a coragem. Dentre elas, a que mais se destaca é a “Calafrio” (D-Arte, de 1982 à 1990), que tinha nomes como Eugênio Colonnese, Mouzart Couto, Flávio Colin, Júlio Shimamoto e muitos outros. A longevidade e qualidade do título se devem ao trabalho de Rodolfo Zalla como editor e desenhista, que é argentino e vive no Brasil há um bom tempo.
O documentário é um longo bate papo com o próprio Zalla, que divide toda sua experiência de vida e mostra alguns de seus mais memoráveis trabalhos. Com um nível de informações invejável, o vídeo também apresenta diversas capas e desenhos publicados durante a carreira do ilustrador. Hoje, apesar de ter 82 anos, Zalla continua fazendo HQs todos os dias, colabora com jovens autores e está preparando alguns pôsteres para a revista MAD! Sem falar que conseguiu relançar a série “Calafrio” exatamente do número em que ela parou. Por sinal, essa pode ser uma ótima forma de conhecer o trabalho no mestre sem perder uma grana caçando edições raras nos sebos. Clica aqui e confira!
Meu primeiro contato pessoal com o Zalla foi durante o Troféu Bigorna, onde tive a oportunidade de vê-lo desenhar uma cena de combate para o Carlos Latuff. Tudo isso ao som das gaitas de Bira Dantas e outros dois malucos que apareceram para tocar do nada. Um daqueles momentos especiais que a gente nunca vai esquecer. Por sorte, acabei encontrando o mestre novamente na última Fest Comix, durante o lançamento da nova encarnação da “Calafrio“.
O valor de um documentário como esse é inestimável! Marcio Baraldi conseguiu produzir uma linda homenagem que ajuda os novos leitores a conhecerem a obra de um dos mais importantes quadrinistas brasileiros. Afinal, não adianta ficar na choradeira depois que o artista morre! O importante é que ele veja sua história registrada para sempre. Por essas e outras, dá orgulho de ser amigo do Baraldão!
Fica a esperança de ver outros grandes nomes do quadrinho nacional imortalizados em documentários semelhantes. Que “Ao Mestre com Carinho” se torne uma série interminável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário