sexta-feira, 16 de novembro de 2012

GLOBO JUVENIL.1597 -PRESENTÃO DE NATAL


O TABLÓIDE TRISSEMANAL GLOBO JUVENIL
Compilação: José Pinto de Queiroz Filho

1.      Início
Começou com uma publicação infanto juvenil lançada às terças, quintas e sabádos em formato tabloide, com 16 páginas em papel-jornal. Seu primeiro número surgiu em 12 de junho de 1937 publicado por Roberto Marinho, como forma de competir com o Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, que aparecera em 1934.

2.  Longa carreira

No total foram 2051 edições, indo de 1937 a 1952. Após o número 1986 ganhou novo formato e maior número de páginas passando a se chamar "Novo O Globo Juvenil" mas este agora apenas com histórias completas. Por fim, já pela Rio Gráfica Editora, circularia ainda com mais 44 edições encerrando definitivamente em 1954. Havia também uma publicação mensal que durou 273 edições, durante o período de 1940 a 1963, além dos almanaques, lançados nos Natais de 1941 a 1964, totalizando 20 edições.
 

3.  Conteúdo
Tinha sessões diversas como a de contos de variados gêneros (policiais, aventura e etc), curiosidades históricas e outras que mantinha o leitor-mirim bem informado, fábulas e provérbios, fatos históricos que aconteceram no dia da publicação como o calendário universal, o calendário patriótico e o calendário musical, e, lógico, suas histórias em quadrinhos clássicas dentre as quais se destacavam "O Fantasma", "Mandrake, o mágico", "Flash Gordon", "Superman", "The Lone Ranger(Zorro)", "Brucutu", "Príncipe Valente", "Ferdinando" e vários outros que fizeram parte da "Era de Ouro dos Quadrinhos".

4. Meu acervo
Com a intermediação de meu amigo Carlos Modesto, cineasta e fã de gibi, comprei vários números de O Globo Juvenil – que depois vim a saber pertencera a um padre já falecido. Mantive-os comigo até observar que ele estavam se decompondo, uma situação penosa para qualquer colecionador. Então decidi salvar o que pudesse...
Entretanto, devido o seu tamanho (A3 ou tablóide, que corresponde a de um jornal convencional dobrado) tive dificuldade de scanneá-los. Por isso, recorri a um profissional que me está cobrando R$ 1.10 por página. Ainda assim, preciso trabalhar cada delas para obter uma melhor apresentação.

Pretendo postar estas preciosidades neste blog, na medida do possível. Hoje, por exemplo, estou disponibilizando para o leitor o número 1597 para seu deleite, um autêntico presentão de Natal. (José Queiroz)



2 comentários:

  1. Parabéns,Irmão.Esse Globo Juvenil é o predecessor do Globinho Supercolorido.Muita coisa boa.Heróis eternos e alguns esquecidos com o Tempo.Mas resgatados agora,graças à essa Postagem.Obrigado e um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/2012/11/o-globo-juvenil-1597-6-de-setembro-de.html

    ResponderExcluir