domingo, 14 de julho de 2013

O HOMEM DE AÇO - O FILME QUE NÃO VALEU


QUEM GOSTOU DO HOMEM DE AÇO 2013?

COMENTANDO O FILME O HOMEM DE AÇO / DE ZACK SNYDER / COM HENRY CAVILL, AMY ADAMS, RUSSELL CROWE, MICHAEL SHANNON, DIANE LANE, KEVIN COSTNER.


Ao que tudo indica, O Homem de Aço estreou em 2013 com a responsabilidade de soerguer o personagem após o fraco desempenho do Superman O Retorno, mas ao assisti-lo no dia 26.06.2013 minha primeira opinião foi: Não gostei! Até escrevi um post que começava assim:Durante os festejos juninos aproveitei para assistir ao novo filme do Superman e, confesso, não gostei. No meu entender, foi mais uma tentativa frustrada de reapresentar o primeiro super-herói dos quadrinhos na chamada tela prateada. Certamente, houve, como soe acontecer, inventividade bem intencionada, mas seguramente equívoca.”. Mais tarde, aproveitei para vê-lo, com mais vagar, uma segunda vez, e continuei não gostando! Por que será que não gostei? É o que pretendo esclarecer com os argumentos que se seguem:

INOVANDO PARA PIOR
Desde a origem do personagem, os roteiristas sempre se esforçaram para tornar o Super-Homem mais humano e mais ligado aos terrestres – enfatizando as instruções passadas por Jor-el, seu pai biológico e, principalmente à doutrinação transmitida por Jonathan e Martha Kent, pais adotivos, calcada no chamado “american  way of life” (modo de vida norte-americano) ao mesmo tempo em que resgatavam a magia e a grandeza do personagem.

Cristhopher Nolan, no intuito de inovar, optou por ignorar a versão dos quadrinhos ao descrever o Superman como um “estranho no ninho”; isto é um alienígena kryptoniano transportado para a Terra  sem possuir qualquer familiaridade com o planeta, seus habitantes e seus costumes. A premissa parecia promissora, mas apesar da boa bilheteria o resultado não me agradou.

ACABANDO COM O TRIÂNGULO AMOROSO
A seguir, descartou o triângulo amoroso Clark – Lois – Superman ao mostrar, desde a primeira parte do longa, que a repórter sabe que Kent é o Super-homem eliminando um dos charmes históricos das aventuras do personagem e enfraquecendo os minutos finais de O Homem de Aço.

REALISMO?
Na busca do “realismo” (?!) de que tanto gosta, Nolan construiu um filme extremamente soturno. Por isso, são raras as cenas que funcionam como uma situação divertida. Ao optar pelo “realismo” sombrio não explicou aos fãs como o Superman conseguiu fazer a barba...
   
DIVINO?

A condição quase divina do personagem nunca foi tão enfatizada. Jor-EI (Russell Crowe), o pai biológico, diz textualmente: "Eles vão considerá-lo um Deus entre eles". Outras referências: a idade de Clark Kent, 33 anos, é a mesma que os cristãos supõem que Cristo tinha quando foi crucificado. A nave que trouxe Ka-el à Terra tem a forma de uma cruz. Ele tenta obter a resposta à dúvida de que a humanidade merece ou não ser salva, consultando um padre católico numa cena aleatória que além de desnecessária é altamente polêmica porque toma partido em favor de uma religião em detrimento das demais. Afinal, onde o Superman aprendeu a ser católico, apostólico, romano?

CAVILL, À PARTE
 Cavill, testa franzida

O ator inglês, Henry Cavill tem um biotipo adequado para o papel, mas não é um bom ator - a testa franzida é seu único recurso dramático - e nem tem o carisma de um Christopher Reeve, excelente artista que deu dignidade ao personagem. Dizem os fãs desvairados que Reeve não representava, porque era o próprio Superman!

  Revee, o próprio Superman

FEEDBACKS REPETIDOS
  Entre a lenda e a realidade, prefira a lenda

O roteiro oscila num cansativo vai e vem, no tempo, repetindo feedbacks para demonstrar como o jovem Clark vai descobrindo seus poderes. Melhor seria se optasse pelo roteiro de Geoff Johns em Superman: Origem Secreta, um argumento inovador e criativo que respeita a lenda do Superman. E, em se falando de lenda, Geoff deve ter concordado com o que disse Ransom Stoddard, advogado encarnado por James Stewart no filme de John Huston, o Homem que Matou o Facínora: “Se a lenda supera à realidade publique-se a lenda”.

CLIMAX TONITRUANTE

   Disaster movie

Não tenho argumentos técnicos para julgar o final de O Homem de Aço. Por isso, farei considerações típicas de um cinéfilo mediano: trata-se de um espetáculo digno do diretor Michael Bay (Transformers), no qual a cidade de Metrópolis é destruída por explosões recorrentes e ensurdecedores num climax similar aos de tantos outros “disasters movies” os famosos blockbuster[1] cujas cenas, por terem se tornado banais, serão esquecidas em curto tempo.
  
SUPERMAN, ASSASSINO?
  Assassino? Nunca!

O pior de tudo foi o assassinato do vilão-mor, General Cod; seu pescoço foi quebrado pelo Super como um galho seco. Justificativa? Tratáva-se de uma situação limite pondo em risco a vida de uma criança e um casal inocente. Nada que não pudesse ser resolvido pelo super-herói. Em tese, uma situação facilmente solucionável pela super-velocidade, sem ser preciso matar ninguém. Portanto, não pode servir de desculpa para descaracterizar o que o Super tem de melhor, o verdadeiro ponto forte de sua personalidade que é uma conduta radicalmente humanista onde não cabe o assassinato de quem quer que seja.

O BEM CONSTRUÍDO COM TRABALHO
  Salvando pessoas

E, convém relembrar, este caráter do Bem foi adquirido a duras penas durante a longa viagem de Krypton para a Terra quando seu pai (Jor-el, Brando)utilizou dos recursos técnicos da nave para lhe transmitir saberes; somaram-se as lições mais completas recebidas dos KENT que direcionaram suas inteligência, força e habilidades centrando-as no bem-estar e na felicidade do homo sapiens impregnando-as de solidariedade, bondade, justiça, amor, tolerância, honestidade, integridade, respeito à diversidade, enfim, todas as qualidades apregoadas pelos humanistas verdadeiros.

CONCLUSÃO
No meu entender, o Superman foi descaracterizado no filme. Por isso, ainda não foi desta vez que o Cinema produziu uma película a altura do personagem. Sendo assim, Superman, o Filme, continua à espera de outro que o supere.



[1] Blockbuster significa arrasa-quarteirão. É um filme que faz muito sucesso, deixando seus concorrentes para trás. Um filme que detona!

Em homenagem aos 75 anos do SUPERMAN repostei o PORTAL Zine (de papel) de No. 56 que contém um Dossiê do Superman. (José Queiroz) 

BAIXAR








Um comentário:

  1. Vc tem todo o direito de não gostar, eu amei e muito, mas seus argumentos são fracos, ta explicado porque ninguém ler seus postes!

    ResponderExcluir