quinta-feira, 26 de setembro de 2013

a.STAN LEE - O INCRÍVEL





Stan Lee 



(Compilação: José Queiroz).

Aproveitando as comemorações dos noventa e um anos de Stan Lee decidi fazer esta homenagem ao "Senhor dos Quadrinhos".

Stanley Martin Lieber (Nova York28 de dezembro de 1922), mais conhecido como Stan Lee, é um escritorroteiristaeditor, publicitárioprodutor e empresário norte-americano.

Idade de Ouro dos Quadrinhos
Na Primeira Idade de Ouro dos Quadrinhos, Stan ajudou a criar e escreveu argumentos para múltiplos personagens. Ainda na adolescência, trabalhou para os publicadores Martin Goodman na Timely Comics, cujo nome mudaria mais tarde para Marvel Comics. Goodman era casado com a prima de Lee. Geralmente, se diz que Stan Lee conseguiu seu emprego na Marvel porque era sobrinho do dono da empresa. Isso não é bem verdade. A Marvel foi fundada em 1939 com o nome de Timely Comics pelo editor Martin Goodman, que era casado com uma prima distante do escritor. Foi outro tio dele, Robbie Solomon, quem indicou o talentoso jovem para a empresa e quem o contratou foi o também jovem Editor-Chefe Joe Simon, aquele mesmo que pouco tempo depois criaria o Capitão América junto a Jack Kirby, que era o Diretor de Arte da companhia. Lee só encontraria Goodman depois, apesar dos dois já terem se visto em encontro familiares breves.

Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto assinada com o nome Stan Lee, que apareceu na revista do Capitão América em 1941. Stanley usou o nome "Stan Lee" porque sonhava um dia escrever o maior de todos os livros do país e não queria seu verdadeiro nome associado às histórias em quadrinhos. Simon e Kirby supervisionavam tudo. Ao jovem Stanley Lieber, de apenas 17 anos, cabia apenas servir como office-boy e ajudante em geral. Sua grande “promoção” foi apenas ter que apagar o lápis das páginas originais cobertas com a tinta nanquim. Porém, logo passou a escrever histórias de fato, tornando-se o editor mais novo no campo de trabalho com 17 anos.

     Primeiro trabalho de Stan para a Timely/Marvel

Captain America Comics tinha surgido com 64 páginas dedicadas apenas ao personagem-título. Assim, logo cedo, Joe Simon e Jack Kirby precisaram de uma equipe de escritores e desenhistas para auxiliá-los na árdua tarefa de manter aquela produtividade mensal. Isso abriu o caminho para o jovem Stanley Lieber ter sua primeira oportunidade: em Captain America Comics 03, de maio de 1941, saiu o primeiro texto de quadrinhos de Stan Lee, com um conto de duas páginas trazendo uma aventura do herói em prosa.

            Capa do Captain America 3




IIa. Guerra Mundial
Um fato mudou a vida do jovem escritor, logo no início de 1942: Joe Simon e Jack Kirby foram demitidos da Timely porque estavam produzindo “clandestinamente” material para outras editoras. (A alegação da dupla era que Goodman não pagava o acordado, então, faziam trabalho de encomenda para fora sem ganhar crédito, contribuindo, por exemplo, para o sucesso do Capitão Marvel da Fawcett). Dessa forma, de uma vez só, a Timely ficou sem os cargos de Editor-Chefe e Diretor de Arte. E quem iria substituí-los? Stan Lee.

Inicialmente, era para ser uma coisa temporária – afinal, ele não tinha sequer 20 anos – mas Lee terminaria no cargo por 30 anos!


                       Stan Lee o sucesso voltou

Coube a Lee manter o sucesso do Capitão América sem sua dupla criadora e foi bem-sucedido. Ele também criou alguns novos personagens, como Father Time, Black Marvel e o Destroyer (no Brasil, Demolidor), o mais popular dessa primeira leva.
      
  Destroyer (Demolidor). Não confundir com Daredevil

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Após a Segunda Guerra Mundial, Lee voltou para o seu emprego na Marvel Comics.

Anos cinquenta
Nos anos cinquenta, em parceria com outros desenhistas — especialmente Jack Kirby e Steve Ditko — criou super-heróis complexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais "humano", "verídico", revolucionando o gênero e indo de encontro à DC Comics, principal editora de HQs de super-heróis da época, detentora dos direitos de personagens famosos como SupermanBatman e Mulher-Maravilha, que seguiam no tema de super-heróis "invencíveis", "insuperáveis".

Seu sucesso foi fundamental para transformar a Marvel Comics, de uma pequena editora de HQs, em uma das maiores corporações multimídia de entretenimento do mundo.
Entre suas maiores criações citamos: Homem-AranhaIncrível HulkHomem de FerroX-MenDemolidorThorOs Vingadores e Quarteto Fantástico.

Leia, a seguir, 03 revistas (precisa descomprimir duas vezes) com histórias do Submarino - escritas por Stan Lee.





Nenhum comentário:

Postar um comentário