sábado, 28 de setembro de 2013

REVIVIFICANDO HERÓIS ANTIGOS





RECORDANDO




TINHA 6 ANOS DE IDADE QUANDO OS MEUS PAIS MUDARAM DA CAPITAL PARA PERIPERI - SUBÚRBIO DE SALVADOR, BAHIA – QUE, NOS ANOS QUARENTA, ERA UTILIZADO PELA CLASSE MÉDIA PARA TEMPORADA DE FÉRIAS E FINS DE SEMANA.

DESSA ÉPOCA GUARDEI NA MEMÓRIA A LEMBRANÇA GRATIFICANTE DA ESTAÇÃO DE TREM DO BAIRRO DA CALÇADA. ANTES DE EMBARCAR FICAVA EM FRENTE AO BALCÃO DE UMA EXTENSA E AMPLA BANCA DE JORNAIS QUE OCUPAVA 1/3 DO SALÃO DA ESTAÇÃO.  O ENORME BALCÃO EM FORMA DE SEMI-CÍRCULO, SEPARAVA AS REVISTAS DE SEUS LEITORES. ERAM MÚLTIPLAS REVISTAS QUE FICAVAM, UMAS PENDURADAS EM CORDAS E OUTRA ENCAIXADAS EM ESCANINHOS DE UMA IMENSA ESTANTE. LÁ ESTAVAM, O CRUZEIRO (DE ASSIS CHATEAUBRIAND), A MANCHETE (DE ADOLFO BLOCH), O X-9 (PARA ADULTOS), GRANDE HOTEL (FOTONOVELAS PARA AS MOÇAS ROMÂNTICAS) E INÚMERAS OUTRAS.

ENTRETANTO, PARA MIM SÓ INTERESSAVAM OS GIBIS – GIBI MENSAL, GLOBO JUVENIL MENSAL, GIBI TRISSEMANAL, GLOBO JUVENIL TRISSEMANAL, OS GURIS -  CÔMICO E MENSAL – LOBINHO (QUE APARIÇÕES ERRÁTICAS E IMPONTUAIS NAS BANCAS DE SALVADOR). SÓ MUITO TEMPO DEPOIS É QUE SURGIRAM AS REVISTAS DA EBAL.

AS BANCAS SUMIRAM!
HOJE (2013) PRATICAMENTE EXISTEM POUCAS BANCAS DE REVISTAS EM SALVADOR E, ACREDITO, TAMBÉM NAS GRANDES CIDADES DESTE PLANETA. E O QUE NOS RESTOU? OS EXEMPLARES DE ASSINATURAS DISTRIBUÍDOS PELOS CORREIOS OU OS SCANS NA INTERNET. ESTES, POR SINAL, EVOLUIRAM EM TERMOS DE QUALIDADE FINAL E CONTINUAM SENDO PRODUZIDOS POR PESSOA OU GRUPOS QUE, EXCETUANDO RARAS E CRITICADAS EXCEÇÕES, AINDA NÃO VISAM O LUCRO. OS SCANS SÃO OFERTADOS DE FORMA RELATIVAMENTE GRÁTIS - DIGO RELATIVAMENTE PORQUE SE VOCÊ NÃO TIVER DINHEIRO PARA COMPRAR UM COMPUTADOR, E APRENDER A UTILIZÁ-LO, OU PARA PAGAR A CONTA DE LUZ, DE TELEFONE, DA MENSALIDADE DO PROVEDOR, FICARÁ IMPEDIDO DE DESFRUTAR DESTA “GRATUIDADE”. AINDA ASSIM, VALE A PENA O INVESTIMENTO.

DÚVIDA


OS SCANS GRATUITOS DESPERTARAM-ME UMA DÚVIDA ATROZ. SE NINGUÉM COMPRAR A REVISTA DE PAPEL COMO AS EDITORAS PODERÃO SUBSISTIR? ESTA QUESTÃO PRECISA SER DISCUTIDA COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE. POR ENQUANTO, PARECE QUE AS EDITORAS AINDA SE SUSTENTAM O SUFICIENTE PARA PAGAR A QUEM PRODUZ E AINDA LUCRAR COM AS VENDAS DIRETAS AOS LEITORES. OXALÁ QUE CONTINUEM ASSIM!

POR QUE ESTOU ESCREVENDO SOBRE TUDO ISSO?
ANTES DA RESPOSTA, UM ALERTA: DESDE SUA ORIGEM O BLOG PORTAL TEM UMA DIVISA: TUDO SOBRE OS QUADRINHOS DA IDADE DE OURO (1930/1950), SEM DESPREZAR OS ATUAIS. AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA:

A ESTANTE DIGITAL
NO DIA 28.09.2013 DECIDI EXPLORAR ALGUNS SITES DE SCANS DE GIBI QUE NUNCA TIVE A CURIOSIDADE DE VISITAR. E, COM RARAS EXCEÇÕES, FUI PREMIADO COM A DIVERSIDADE E A QUALIDADE DOS EXEMPLARES DISPONÍVEIS. SENTI-ME COMO SE POSSUÍSSE, À DISPOSIÇÃO, UMA IMENSA E MARAVILHOSA BANCA DE REVISTAS A SER ACESSADAS.

LI ALGUMAS DESSAS NOVAS REVISTAS E RESOLVI POSTÁ-LAS NO PORTAL.
VOCÊ, LEITOR AMIGO, IRÁ LER UMA HISTÓRIA DE O SOMBRA, AQUELE MESMO DOS ANOS TRINTA, COM ARGUMENTO BRILHANTE (TEM ATÉ MAO TSE TUNG NO PEDAÇO) E MUITO MAIS PRÓXIMO DOS ACONTECIMENTOS REAIS, OBVIAMENTE, UTILIZANDO AS LICENÇAS LITERÁRIAS DE PRAXE.


JUNTO UMA AVENTURA DO DR. OCULTO – CRIADO POR JERRY SIEGEL E JOE SHUSTER – OS “INVENTORES” DO SUPERMAN. TRATA-SE DE UMA NARRATIVA CAPAZ DE SE OMBREAR COM AS GRANDES OBRAS DA LITERATURA TRADICIONAL. SUGIRO QUE PREENCHA PARTE DESTE FIM DE SEMANA, LENDO OS DOIS SCANS. (JOSÉ QUEIROZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário