segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

AIZEN E A EBAL



Amigo leitor


Esta edição do PORTAL Zine de papel, transferida (parcialmente) para o PORTAL Blog, tem a pretensão de contribuir com o Blog EBAL, Editora Brasil-América Ltda para informar (aos leitores recém-chegados) e relembrar aos mais antigos o homem que foi Adolfo Aizen - o pioneiro, o editor que trouxe as histórias-em-quadrinhos para o Brasil - e um resumo da trajetória de sua editora que deu uma contribuição significativa na popularização dos gibis.

IMPRIMINDO O FANZINE COM UMA LASER COLORIDA
Sobre esta Edição do PORTAL Zine de papel, decidi, na época, imprimi-la numa impressora laser colorida que comprei a preço exorbitante (na verdade, o preço de capa, nos melhores momentos, jamais atingiu sequer 60% do custo editorial. Ou seja, eu pagava para editar, publicar e distribuir o fanzine - com muita satisfação diga-se de passagem).

Devido isto, quase fui a falência (brincadeirinha!), apesar do preço de capa (R$30,00)ser considerado alto em relação aos outros fanzines de quadrinhos publicados na ocasião. Em compensação, eram poucos os que exibiam capas coloridas (quando muito, pintadas à mão com lápis de cor ou em xerox colorida sem muita qualidade), enquanto o miolo era sempre em preto-e-branco.

SOMENTE OS ARTIGOS SOBRE A EBAL
Das 98 páginas da edição escaneei apenas aquelas que falam da EBAL. Para mais informações, baixe o arquivo, instale-se num lugar acolhedor e o leia na íntegra. FELIZ ANO NOVO!! (José Queiroz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário