sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PINDUCA - EBAL


PINDUCA (Henry, no original)
Compilação: José Queiroz
 Pinduca passeia pela vida com as mãos nos bolsos e um assobio nos lábios...
Alguns autores defendem que as melhores histórias em quadrinhos são aquelas nas quais apenas a imagem narra os acontecimentos, sem precisar de texto.









Henry, conhecido no Brasil por Pinduca ou Carequinha, é (ou foi) uma tira de quadrinhos criada em 1932 por Carl Thomas Anderson

Trata-se de um menino de calças curtas que além de não ter cabelos, possui pernas tortas e quase nunca fala. Na maioria das vezes ele se comunica por mímica. A distribuição nos EUA começou em 1934 e as tiras se iniciaram em 1935.

Com a morte de Anderson em 1948, os quadrinhos continuaram com o desenho de John Liney até a aposentadoria deste em 1979. Don Trachte o sucederia até 2005, quando também veio a falecer. Neste último período, também houve a colaboração de Jack Tippit e Dick Hodgins, Jr.

SÓ PARA LEMBRAR 


Outro personagem que pontificou nos quadrinhos por se comunicar através da mímica foi o Reizinho, de Otto Soglow, lembra-se?










PINDUCA NA DELL COMICS
Dell Comics publicou uma revista colorida sob o título de Carl Anderson's Henry, com 61 exemplares, no período de 1946 a 1961. Aqui, Pinduca fala normalmente.

PINDUCA NA EBAL
No Brasil, a Ebal publicou uma revista em quadrinhos do personagem durante os anos de 1953-1961, chamada de Pinduca. Recentemente a editora Pixel Media voltou a publicar as historias do personagem na revista Popeye e seus Amigos. Desfrute de algumas capas:



Gostou das capas? Pois elas foram obtidas no endereço:
http://www.enciclopediahq.com/2012/11/editora-ebal-titulos.html

Recomendo uma visita ao site.



8 comentários:

  1. Minha irmã Maria me achou parecido com o personagem Pínduca em meados de 1958 e resolveu colocar este apelido em mim.

    ResponderExcluir
  2. COMO SE CHAMAVA O CACHORRINHO DO PINDUCA?

    ResponderExcluir
  3. Carrego este apelido desde 1960... com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho alguns Gibis do Pinduca da Ebal e Carequinha da Vecchi, e dois da DELL Comics, que um amigo me mandou dos States.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser menina, naquela época, o meu fascínio pelo Pinduca era tamanho que a minha mãe apelidou-me Pinduca.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom,q LEGAL&PINDUCA,AMSMOS VC,ABRACOS😃💝

    ResponderExcluir