sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RAIO.BOZO.HOMEM BALA



THE RAY (O RAIO, ORIGINAL)
Debutando em Smash Comics#14 em 1942, repórter Happy Terrill é nomeado para cobrir o lançamento de um balão de ar quente de grande altitude. Happy aceita passear no balão, e surge uma tempestade elétrica quando o balão entra na estratosfera. O inventor do balão, Dr. Styne, percebe que o entupimento de ar exterior do balão não está corretamente lacrado e poderá ocasionar um desastre. Happy se oferece para deixar a segurança da cabine do balão e ir lá fora para consertar o entupimento de ar.

Enquanto está fazendo isso, Happy é atingido por um intenso golpe de energia elétrica e radiação desconhecida. O acidente o dota do poder de absorver e disparar rajadas de luz, calor, e várias formas de energia. O Ray também pode voar e se tornar luz, mas a intensidade de seus poderes depende da quantidade de luminosidade presente. O Ray usa uma fantasia amarela que envolve completamente o comprimento de seu corpo. As aventuras na Era de Ouro dele terminaram em Smash Comics #40. [1]

BOZO, O HOMEM DE FERRO (também o AUTOMATO)
Primeira aparição: 1939, no gibi "Smash Comics" n° 1. Era uma armadura robotizada comandada por um genial inventor, Dr. Van Thorp (chamado no "Gibi Mensal" de "Dr. Thorpe"), que pretendia usá-la pra o crime. Mas Hugh Hazard ("Ugo Miller" no "Gibi Mensal"), um jovem boa-praça, descobre por acaso o plano do professor e o derrota. A partir de então, o rapaz passa a usar Bozo para o bem. Hazard podia controlar a armadura tanto por dentro como por fora. 

No início, a historieta foi batizada de "Hugh Hazzard & His Iron Man" (Hugh Hazzard & seu Homem de Ferro"), mas depois foi chamada simplesmente de "Bozo the Robot" (Bozo, o Robô). Pode-se dizer que Bozo foi um precursor do famoso "Homem de Ferro" (1963) da editora Marvel.  - Antônio Luiz Ribeiro, in Guia dos Quadrinhos:
 http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/bozo-o-homem-de-ferro-(hugh-hazzard)/4565



BULLETMAN - HOMEM BALA

Super-herói da Fawcett (hoje pertencente à DC Comics), do mesmo co-criador do "Capitão Marvel" (Bill Parker). "Homem-Bala" estreiou em 1940, no n° 1 (com data de maio) de "Nickel Comics", um gibi experimental mais barato lançado pela editora para verificar se o mercado aceitava um novo formato. A experiência fracassou, mas o herói foi transferido para uma revista tradicional da Fawcett, a "Master Comics" (a partir do n° 7, de outubro daquele mesmo ano), onde acabou fazendo sucesso.

O personagem era, na verdade, o policial forense Jim Barr que, assim como "Batman" e "Vingador" (O Carrasco), buscava vingar a morte do pai, também policial. Usando seu gênio científico e seus conhecimentos científicos de química e balística, Barr desenvolveu uma fórmula capaz, acreditava ele, de eliminar as toxinas que fazem o ser humano enveredar pelo crime. Usando a fórmula em si mesmo, Jim sofreu um efeito colateral: se tornou musculoso e com a capacidade intelectual aumentada. Foi aí que ele bolou um capacete especial capaz de fazê-lo controlar a gravidade a seu redor, permitindo-lhe voar e fazer projéteis se desviar dele.

No número 13 (abril de 1943) de "Master Comics", a namorada de Jim, Susan Kent, descobre sua identidade e se torna também sua parceira de aventuras, a Mulher-Bala.+
 ++++
Homem-Bala foi publicado ininterruptamente até 1949, quando desapareceu, como a maioria dos super-heróis do pós-Guerra. Sua última aparição na "Era de Ouro" dos quadrinhos se deu no número 106 (agosto de 1949) de "Master Comics".


O personagem foi muito popular nos anos 40, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Sabendo disso, a concorrente DC Comics, nos anos 70, adquiriu vários títulos da Fawcett e, em 1976, trouxe o Homem-Bala de volta, desta vez como coadjuvante na revista da "Liga da Justiça". De lá para cá, o personagem tem aparecido esporadicamente nos títulos da DC. - Antônio Luiz Ribeiro, in http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/homem-bala-(james-jim-barr)/8319

Como já é sabido os crédito dos scans e da tradução são de Marcelo Pirani Ghilardi e seus colaboradores.  Tenha uma boa leitura, amigo leitor. (José Queiroz)

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_(DC_Comics)


BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário