quinta-feira, 26 de maio de 2011

THE BLACK RIDER - O CAVALEIRO NEGRO

O CAVALEIRO NEGRO (Black Rider), foi criado por John Severin com arte de Syd Shores para a Marvel Comics. Estreou em 1948 (EUA), na revista All-Western Winners n°2. No Brasil foi sucesso de venda, nas décadas de 40 e 50. Após estrear nas páginas do Gibi Mensal 97, de abril de 1949. Em 1950, apareceu na revista Biriba ganhando depois título próprio que atingiu a impressionante marca de 245 edições publicadas. O mais popular herói de WESTERN de quadrinhos, no Brasil, viveu suas aventuras nos traços de alguns desenhistas brasileiros de renome como Gutemberg Monteiro, Edmundo Rodrigues e Flávio Collin.


Sid Shores1 que criou o Cavaleiro Negro juntamente com John Severin, foi um artista excepcional e seu personagem um cowboy encantador. No roteiro de Severin, diante de crimes e injustiças o pacato médico Dr. Mathews Master transmudava-se num audacioso caçador de criminosos. Simultaneamente, o cavalo Moleza retesava os músculos e se transformava no magnífico corcel, Satã. Enquanto o Dr. Mathews salvava vidas, o seu alter-ego fazia justiça socorrendo inocentes e espalhando o terror entre os bandidos. Em dezembro de 1960 a RGE publicou a edição de número 100, um recorde de longevidade. E aqui vale um registro: quando a Marvel cancelou a revista Black Rider nos Estados Unidos, a RGE não quis descontinuar o título porque ele vendia muito bem. A solução foi transformar Gringo, um cowboy espanhol, no Cavaleiro Negro adaptando os textos (Primaggio Mantovi) e retocando os desenhos (Walmir Amaral de Oliveira). Parece que se fez a mesma coisa com as histórias de Durango Kid.


A HQ que você irá baixar agora, amigo leitor, foi a primeira publicada no Brasil e nos EUA. Foi também a primeira versão da origem do personagem (houve uma segunda). Caracterizava-se pelo frescor de originalidade que transuda do roteiro de Severin; e pela arte inspirada de Shores. Eis a síntese do enredo: um pistoleiro, adolescente e perigoso, é perdoado pela justiça por ter liquidado uma gangue de criminosos; decide, então, estudar e se formar em medicina tornando-se um cidadão politicamente correto. A seguir, apaixona-se por Maria, sua musa, que recusa a sua corte por considerá-lo covarde. Porém quando ela é raptada por um vilão desalmado (e também mal-amado) o Dr. Mathews entra em conflito consigo mesmo. Se reagir à altura, poderá despertar o antigo pistoleiro que ainda palpita dentro de si. Opta por uma solução inteligente adotando uma dupla identidade: a do médico cordato e competente e a do Cavaleiro Negro - um pistoleiro do bem, caçador de bandidos.

Para fazer o download da HQ clique aqui

Na minha tradução, optei por enfatizar o idealismo e o romantismo inerentes a história. Quem tiver o original em inglês ou a tradução da RGE pode tentar identificar os meus acréscimos. (Queiroz)

Um comentário:

  1. Parabéns pela nova fase.
    Vou fazer divulgação no HQ Point.
    Tá muito bacana a diagramação.
    Um grande abraço.

    PC

    ResponderExcluir