sábado, 28 de maio de 2011

NEPTUNA AQUÁRIA NÁUTICA


Neptuna Aquária Náutica

Dou um doce para quem adivinhar quem é Neptuna Aquária Náutica. Ajudo informando que se trata de uma heroína popular dos quadrinhos da Idade de Ouro. Alguém sabe? Duvido! Entretanto, se eu disser o nome pelo qual ficou conhecida nas páginas do gibi, aí então a sua identificação será imediata.

Estou falando de Namora, a primeira mutante dos quadrinhos que surgiu nos fins da primeira Idade de Ouro, na revista Marvel Mistery Comics 82 de maio de 1947 e foi publicada até o número 88.

Namora a bela, o encanto do mar

Suas histórias tiveram seguimento nos seguintes gibis: Sub-Mariner Comics 23-24, 27-28, 33-42, 36, 39-41, 31-32, Human Torch, Capitain América Comics 68, 70, e finalmente em revista própria Namora, que só durou três edições. No Brasil, surgiu na revista Shazam, no. 1 de janeiro de 1949, publicada pela Rio Gráfica e Editora (antiga Globo).

Reaparições mais recentes: Em Sub-Mariner 33, 50, 51, 61 Novos Guerreiros Annual 1, 20 Namor, What If v1 9, Marvel: a geração perdida 2,Cidadão V & V Batalhão v2 1.

Período da primeira Idade de Ouro

http://www.oocities.org/jjnevins/namora.gifDiferentemente da Era Moderna quando o Príncipe Submarino se tornou uma espécie de lobo solitário, a sua existência na primeira Idade de Ouro incluía a sua família, amigos e inimigos e parentes, dentre eles a sua prima Neptuna Aquária Náutica.

Um dia, Namor deslocou-se para Ásia a fim de combater uma ameaça contra o mundo. Ao voltar para casa encontrou a Atlântida, sua cidade natal, completamente destruída e, excetuando Aquária, toda a população tinha sido assassinada por uma gangue de criminosos.

Namor socorreu Aquária e jurou vingar-se dos assassinos. Aquária, em homenagem ao primo trocou o seu nome para Namora, que na Atlântida significava “a filha do vingador”. Daí em diante a heroína viveu várias aventuras, algumas como coadjuvante das histórias do Príncipe Submarino e outras individualmente. Em 1953 ela apareceu por tempo suficiente para assistir ao funeral do Union Jack (II) .

Na era moderna foi revivida de forma diferente: era filha de uma mãe humana e um pai Atlante, tal como Namor. Nasceu em Maritanis, onde Namor, que continuou sendo seu primo a descobriu. E foi Maritanis a cidade destruída, e não a Atlântida. A gangue de criminosos usou torpedos nucleares para destruir a cidade.

Após o desaparecimento de Namor em 1950, Namora casou-se com o lemuriano Talan e migrou para a cidade de Lemúria, onde foi morta, por envenenamento, por sua inimiga a princesa lemuriana Llyra. Antes, por ser estéril, teve as suas células clonadas para criar uma nova combatente submarina chamada Namorita .

Poderes

Os poderes de Namora eram bastante semelhantes aos de Namor: super forte, podia nadar muito rápido e por muitas horas e sobreviver debaixo d'água por tempo indeterminado. Seu corpo era adaptado para viver nas profundezas do oceano, podia respirar debaixo d'água e suportar as altas pressões do fundo do mar.

Outras informações úteis sobre Namora

Devido à sua herança híbrida (mãe humana e pai Atlante), Namora era estéril (então Namor também é estéril?). Após casar-se com o Lemuriano Talan, fez o possível para lhe dar um herdeiro. E a única solução encontrada foi a de submeter-se à clonagem das próprias células.

Acontece que a clonagem era uma prática ilegal, extremamente arriscada porque se os Atlantes descobrissem, a sua "filha" Namorita poderia ser morta. Durante o processo de clonagem, os genes de Namorita foram alterados para torná-la fértil, mas deixaram a sua fórmula genética extremamente instável. Namorita continua, até hoje, atuando nas páginas dos gibis.

Disponibilizei uma aventura de Namora intitulada A Cidade Perdida de Yucatan, publicada no Brasil, em preto-e-branco, pela editora RGE, na revista Shazam no. 2 de fevereiro de 1949. No blog, ele está a cores, com a nossa tradução. Delicie-se com a sua leitura e, se desejar, escreva-me opinando, aqui mesmo no blog ou pelo email mrjustice2010@hotmail.com Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho

Baixe a história de Namora aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário