sexta-feira, 27 de maio de 2011

RESGATANDO O GIBI TRISEMANAL



Era uma vez o Gibi trisemanal – que saía às terças, quintas e aos domingos – lançado em 21 de abril de 1939, por Roberto Marinho (1904-2003) – o mesmo dono do jornal O Globo e da Rede Globo. Durante a semana intercalava-se com o Globo Juvenil trisemanal – publicado às segundas, quartas e sextas-feiras. Uma época de HQs em continuação.
















Gibi e Globo juvenís trisemanais.

O leitor de quadrinhos tinha essas opções durante a semana, mais as edições mensais das duas revistas. Meus pais eram pobres e só de quando em quando compravam um gibi mensal para mim, mas os trisemanais não fizeram parte das minhas infância e adolescência. Via-os nas bancas e, de quando em vez, nas mãos de amigos. Só posteriormente tive contato com eles.

O Gibi fez tanto sucesso que virou sinônimo de revista de HQ. A palavra “Gibi” significa “negrinho” – daí a ilustração de um menino negro integrado ao logo da revista. Talvez uma homenagem, consciente ou não, de Marinho, - um mulato descendente de negros -, aos afro-descendentes tupiniquins.

Com a popularização das revistas mensais as trisemanais minguaram e sumiram das bancas. Entretanto, deixaram para os seus leitores, a saudade nostálgica que tentarei resgatar disponibilizando para download a edição de número 1561, de domingo, 10 de abril de 1949. Aos que as conheceram e aos novas leitores que não tiveram a oportunidade de viver essa época datada, sugiro que baixem, leiam e, se quiserem, me enviem os seus comentários. Cordialmente, Queiroz

Nota: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/quadrinhos-nao-esta-no-gibi

Baixe o Gibi aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário