quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HANGMAN (da MLJ)


Pequenas biografias de grandes heróis
VINGADOR (Hangman) outra vez

 Morre o Cometa, nasce o Vingador

Em fevereiro de 1942, o Globo Juvenil Mensal, no. 16, publicou, como de costume, mais uma história do Cometa; desta feita, resolvendo um caso de sabotagem na Companhia Construtora Acme. No fim o aviso: "Outra aventura do Cometa, em março." E conforme o prometido, no número seguinte - de março de 1942 -, lá estava o herói. Só que, o título da história era: Morre o Cometa, Nasce o Vingador! Surpresa geral. Naquele tempo os personagens de quadrinhos não morriam (nem ressuscitavam) tão facilmente como os de hoje (2011). O certo é que o herói estrelado recebeu vários balaços no peito e sucumbiu nos braços do irmão Bob Dixon que, transtornado, diz a Telma, viúva do Cometa: "Hei de vingar a morte de Jon, Telma! Não descansarei enquanto não prender os seus assassinos! Serei o VINGADOR! "

Dito isto, começou a trabalhar no laboratório do irmão, declarando: "Todos os criminosos são covardes. Minha primeira tarefa será a de descobrir uma indumentária que tire vantagem disso!"

Criou uma roupa constituída de malha verde, capa e golas pontudas brancas, máscara, luvas, botas e calção pretos e um cinto de cordas. Simplória, mas com impacto visual. Vestiu-se, e nasceu O Vingador, o mais terrível e vingativo carrasco contra o crime. Leia mais deste pequeno artigo: Faça download aqui

Um comentário:

  1. Interessante que sobre o Hangman, tive uma grata surpresa em receber do Ivan Lessa (de saudosa memória) uma crônica sua, que escrevera na BBC de Londres sobre uma postagem no meu blog HQ Quadrinhos (anexo abaixo) mas, para dizer que matérias como esta sempre alcançam alguma memória e lembranças e ou questões, que somente agora são respondidas... Veja a crônica do IVAN LESSA:

    Chego enfim ao busílis. Descobri, depois de quase setenta anos, como morreu O Cometa e porque foi substituído no Globo Juvenil Mensal, em fevereiro de 1942, por seu irmão, O Vingador, que nada tinha a ver com a série de nosso rádio.

    Um gangster, "Big Boy" Malone, em julho de 1941, matou O Cometa. Fico sabendo, e já tenho idade para suportar o choque, que tudo não passou de uma jogada comercial, direitos, questão de circulação.

    No sítio que descobri, depois de, sei lá por que motivo, googlar "o cometa hq", lá estava tudo. Um sítio por nome "hq Quadrinhos", em português, e que tem tudo, tudo, tudo da idade de ouro, prata e zircão das HQ. Como o zelador da prazerosa localidade conseguiu originais de capas e histórias para contar suas histórias não sei.

    Aonde pescou o acervo todo, santo Deus! Será que se trata de um legítmo super-herói? Num sei.

    Sei que lá está no perfil do homem: Lancelot, idade: 50; Gênero: masculino; Signo Astrológico: Virgem; Ano Zodíaco: Cachorro; Indústria: Agricultura; Locação: Afeganistão. Seguramente alguém tá "mangando de mim". O que importa é reencontrar os dois irmãos, ver, imprimir, pegar, depois de quase 70 anos, repito, sem ver O Cometa e O O Vingador.

    Tremendo de um blog. No momento, em minha cotação pessoal, cinco estrelas e o apodo de "O Melhor Blog do Mundo".

    Há outros sítios de HQ sensacionais. Mas sou egoísta. Devagar com o andor. Não acredito nessa história de que a internet é para ser compartilhada. Negócio é que quando é bão, mas bão mesmo, esconder, moitar, malocar.

    Ao Cometa e ao Vingador, tudo! Às mulheres nuas e peladas, bravo, parabéns, continuem na luta! Saibam, no entanto, que jamais chegarão aos pés de O Cometa e de O Vingador.

    ResponderExcluir