quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012






                     Capa do PORTAL Faroeste que publicou Shane.


Alexandre Yudenitsch

Olá, Queiroz! 


Em 22 fev 12 17:00, MEDICINA E COMUNICAÇÃO escreveu: 
Copiei o filme, quadro-a-quadro e o imprimi a cores nas páginas do PORTAL Zine de papel. E agora o estou escaneando para, dentro em breve, colocá-lo no blog.  Recomendo a você, leitor amigo, ficar alerta para poder usufruir de mais este presente do PORTAL. 

O resultado final está em suas mãos, leitor amigo. Sem poder agradar a gregos e a troianos, desejo que a fotoquadrinização possa proporcionar à maioria dos leitores do PORTAL um usufruto gratificante parecido ao que demonstrou Cláudio Dilli na carta publicada nesta edição, onde expressa o seu entusiasmo de fã empolgado pela fotoquadrinização de SHANE. 

Faça *DOWNLOAD AQUI

Boa iniciativa, aproveitando todo o esforço que você tinha tido, no tempo do 'Portal em Papel' Nº 66;  obrigado pelo novo presente! 

Na época, meu comentário tinha sido: 
Se você se lembra dos meus gostos, deve ter adivinhado que este nº 66 não me entusiasmou (não aprecio ou vejo muito sentido em 'fotonovelas',  ainda mais hoje em dia -- mesmo as coloridas, como esta do filme SHANE -- e meu interesse atual em faroeste, inclusive em quadrinhos, é bem limitado), mas devo reconhecer seu magnífico trabalho editorial neste número, e sei pelas cartas (que, aliás, estiveram ausentes desta vez...) que muitos leitores gostam de ambos, então é justo que o editor (você) procure satisfazer a gregos e corintianos (para escrachar uma metáfora). 

Queria comentar um pouco sobre um artigo seu sobre "Cinema e Quadrinhos: Tempo de Mudanças nas Mídias de Entretenimento", sob dois aspectos; o primeiro, ligando-o à  "Odisséia da Fotoquadrinização de 'Shane'", pois já imaginava o trabalho medonho que tal tarefa devia envolver, e que você detalhou na página precedente a este artigo.  
Sinto-me especialmente na obrigação de comentar sobre isso, pois minha recepção do resultado de tal 'odisséia' foi 'morna', e fica a impressão de uma injustiça (ainda por cima, com o 'mr. justice'...); procurei deixar claro que minha reação refletia apenas meus gostos e interesses pessoais, explicando que NUNCA gostei de 'fotoquadrinizações' ou 'fotonovelas', tanto que nunca em toda a vida adquiri uma revista só com tal conteúdo -- mas sei que várias pessoas têm gostos diametralmente opostos ao meu, neste aspecto, e em primeiro lugar lembrei do Claudio Dilli, que me tinha exposto seu entusiasmo pelas mesmas, numa época em que nos correspondemos -- e, confirmando isso, neste nº do PZ havia a carta dele, com a enorme 
satisfação pelo "Shane". 
e o mantenho, mas enfatizo que acho uma ótima idéia a 'reciclagem' que você vem fazendo, colocando 'on-line' coisas que tinham sido publicadas na 'encarnação anterior' do Portal, além da disponibilização para 'download' de novos quadrinhos traduzidos e letreirados por você. Espero que a reação esteja correspondendo a isto (mas não se apoquente se não estiver: Um fenômeno já observado é que os fanzines 'on-line' costumam receber menos retorno (respostas, comentários) do que os em papel, talvez pelos 'usos e costumes' da internet... 
Conseguiu recuperar alguma(s) das suas impressoras? 

[]s, a) Alexandre Yudenitsch  


Amigo Yudenitsch
Fiquei imensamente satisfeito com esta oportunidade de restabelecer o contato com o amigo. Grato pelos elogios. Sobre respostas e comentários de leitores o amigo tem razão. O retorno da mídia internet tem características diferentes da mídia de papel, mas, acredito, talvez um dia, a participação dos leitores poderá ser mais efetiva e interativa.

Aproveitando, pergunto ao amigo: Você conhecia Gilbrail Wolff? Se conhecia, poderia me informar os detalhes de seu falecimento (data, causa, etc...)? Buscando estimular novas correspondências, publiquei a sua carta no blog. A comunicação também pode ser feita através do ítem comentários. Para terminar, solicito-lhe, se possível, que me envie uma nova foto sua para o meu arquivo. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário