terça-feira, 26 de junho de 2012


CONSIDERAÇÕES OPORTUNAS de alexandre yudenitsch
SOBRE AS ESCOLHAS DE NOMES E APELIDOS DE HERÓIS, SUPER-HERÓIS E DEMAIS PERSONAGENS DOS GIBIS

Quanto ao primeiro, creio que foi só a procura de um nome fácil de entender e guardar (o que tem "Brucutu" a ver com "Alley Oop"?); mas, no caso do Black Jack, até que há alguma ligação: Em inglês, o 'valete' (de cartas, de qualquer naipe) é também chamado "Jack" (ou "Knave", um criado da realeza), e o naipe espadas é da cor preta -- porém o 'ás' é "Ace", donde o valete de espadas é que poderia ser chamado também de 'black jack', e não o ás; há também um jogo de cartas chamado "blackjack" (ou "21"), mas essas cartas (ás e valete) nele não têm um papel especial.

Mas, o que sempre me intrigou era a quase-obrigação de mudar os nomes dos personagens dos quadrinhos, em meados do século passado -- em geral, para algo mais 'brasileiro' (Homem Morcego em vez de Batman, Patinhas em vez de Scrooge, Edu em vez de Clark e Míriam em vez de Lois -- mas, porque não Luisa?!?), mas nem sempre (Steve Canyon virou Dan Devil na Vida Juvenil!), e nem de forma consistente ("Doc" Masters virou Dr. Robledo, mas Billy Batson continuou Billy Batson).
a)    Alexandre Yudenitsch alexyu@postpro.net

Concordância


Steve Canyon aparecia na revista Vida Juvenil com o nome de Dan Devil (!??)

Concordo com o amigo quando diz: “Mas, o que sempre me intrigou era a quase-obrigação de mudar os nomes dos personagens dos quadrinhos, em meados do século passado -- em geral, para algo mais brasileiro (...) mas nem sempre (Steve Canyon virou Dan Devil na Vida Juvenil!), e nem de forma consistente...”, ou, na maioria das vezes, com liames lógicos enigmáticos ou pouco aparentes.

Aumentado a tolerância
Também concordo que "abrasileirar" o nome do personagem é uma desculpa  às vezes válida, outras não. Ainda, assim, se aumentarmos o limiar de tolerância poderemos encontrar vínculos coerentes, onde parece não existir. Tomemos como exemplo o Brucutu, citado acima. Em português, são estes os significados da palavra:

A - substantivo masculino. Regionalismo: Brasil. Uso: informal, pejorativo.
1     indivíduo feio, malfeito, grande.
2     indivíduo grosseiro, não civilizado.
3     carro blindado usado para reprimir manifestações, passeatas, tumultos públicos etc.


Brucutu tem ou não tem a ver com o perfil do personagem? Basta lembrar da canção do Roberto: "Olha o Brucutu.." rsrsrs...

A rigor, tem muito a ver com o perfil do personagem principal da série Alley Oop... ou não tem? Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário